Novas regras em presídios suspensas, PP da Serra sob nova direção e o aliado inflamado

Quem te viu, quem te vê!

O vereador de Vitória Anderson Goggi (PP) subiu o tom ontem (07) contra a Prefeitura de Vitória por conta do veto do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) ao aumento de salário dos vereadores para a próxima legislatura.

Num discurso inflamado, Goggi pediu aos colegas para derrubarem o veto e chegou a citar o aumento que o prefeito deu aos subsecretários logo no início da gestão, e que foi aprovado pela Câmara. A apreciação do veto em plenário foi adiada pela segunda vez (na terça-feira também estava na pauta) e a votação deve ocorrer na semana que vem.

Outros vereadores da base aliada também estão revoltados com o veto – que teria sido decidido sem combinar com os parlamentares. E desde que a decisão do prefeito chegou à Câmara, eles têm reclamado pelos corredores. Mas o que chama a atenção é que, há duas semanas, Goggi estava decidindo se faria parte ou não da gestão Pazolini.

Após uma articulação do presidente estadual do PP, deputado Da Vitória, Goggi foi convidado pessoalmente pelo prefeito para compor o primeiro escalão da Prefeitura, assumindo a Secretaria de Cultura, mas ele acabou recusando o convite.

Os próximos dias dirão se Goggi vai mesmo para o embate com a Prefeitura, porque até então, sua postura tem sido de defender a gestão. Aliás, há postagens recentes do vereador (dessa semana) ao lado do prefeito agradecendo por uma “obra alcançada”.

***

Suspensão de portaria dos presídios é publicada

Foi publicada ontem, no Diário Oficial do Estado, a suspensão da portaria 06-R da Secretaria de Estado da Justiça que regulamentava e limitava os atendimentos de advogados dentro de presídios capixabas. Entre outras coisas, a portaria proibia as visitas durante os finais de semana.

A portaria foi publicada após o governo do Estado tomar ciência de casos de advogados envolvidos em crimes e servindo de “pombo-correio” de lideranças de organizações criminosas.

“Considerando a decisão liminar proferida nos autos do Mandado de Segurança Coletivo nº 5005131-66.2023.8.08.0000, impetrado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Espírito Santo, resolve: Art. 1º – Suspender os efeitos da Portaria nº 06-R, de 18 de maio de 2023, alterada pela Portaria nº 07-R, de 19 de maio de 2023, até que seja proferida decisão judicial ulterior”, diz a nova portaria 09-R.

O mandado de segurança, impetrado pelo presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça suspendendo parte da portaria, principalmente com relação aos dias e horários de atendimento aos presos.

Na última segunda-feira (05), um grupo de advogados criminalistas – liderado pelo presidente da Associação de Advogados Criminalistas (Abracrim), Homero Mafra – fez um protesto na frente do Palácio Anchieta e se reuniu com o secretário da Justiça, André Garcia. O secretário se comprometeu, após a decisão judicial e o protesto, a suspender a portaria na íntegra até o TJES julgar o mérito da questão.

***

Mais gente no pedaço

Os irmãos Vinícius e Renann Bragatto

Não é só o prefeito Guerino Balestrassi (PSC) que está se movimentando visando às eleições do ano que vem em Colatina, conforme a coluna noticiou ontem (07). O empresário Vinícius Bragatto, irmão do ex-vereador Renann Bragatto, já está se articulando para também disputar o comando do município.

Ele está no partido Novo e conta com o aval do presidente da legenda na cidade, Wellington Rodrigues, para disputar. Segundo Wellington, o partido já tem também uma lista com 40 nomes para a disputa de vereador.

Vinicíus foi o segundo candidato mais bem votado no município na disputa para a Assembleia, na eleição do ano passado. Ficando atrás, apenas, do eleito Sergio Meneguelli (Republicanos), segundo Wellington. Além dele e de Guerino, Renzo Vasconcelos (PSD), Luciano Merlo (PP) e Meneguelli são cotados para disputar a Prefeitura.

***

Novo comando no PP da Serra

Oziel Andrade mal entrou no trem do PP e já está sentando na janelinha. No último dia 31 ele assumiu o diretório do partido na Serra e já está tocando as articulações políticas por lá, principalmente com relação à eleição municipal.

O PP, que tem intenção de ter candidatura própria na Serra, está conversando com algumas lideranças, como o ex-prefeito Audifax Barcelos (ex-Rede). Questionado sobre quem seria o candidato a prefeito da Serra pelo partido, Oziel respondeu: “Ainda está em construção”.

Oziel fazia parte da Executiva estadual do PSDB e era o braço direito do presidente do ninho tucano capixaba, o deputado Vandinho Leite. Ele, inclusive, era cogitado para suceder Vandinho no comando estadual do partido. Porém, de repente, ele deixou o gabinete do deputado, onde atuava, e também se desfiliou do PSDB, indo para o PP, atuar diretamente com o presidente estadual da legenda, deputado Da Vitória.

***

ES teve 13.965 títulos eleitorais cancelados

Crédito: divulgação

A Justiça Eleitoral cancelou 13.965 títulos eleitorais no Espírito Santo em todo o ano passado. O principal motivo dos cancelamentos foi por falecimento (13.876 ou 99,3% dos casos). Já em 89 casos (0,63%), a razão foi por conta de sentença de autoridade judiciária.

De acordo com o TSE, em todo o País, são 793.776 títulos a menos. O estado que registrou o maior número de cancelamentos foi São Paulo, com 203.172 casos. Minas vem em seguida, com 85.452. O Espírito Santo está em 13º no ranking. O estado com menos cancelamos foi Roraima, com 651.

Na média nacional, o principal motivo também foi em razão do falecimento do eleitor (787.825), mas também teve casos de decisões judiciais (5.765), perda dos direitos políticos (145), duplicidade no sistema (38) e três após revisão do eleitorado.

Quem está com a situação eleitoral irregular pode consultar e quitar os débitos pelo portal do TSE.

***

Capital por um dia

Anchieta será a capital do Estado amanhã (09). O governo vai transferir, simbolicamente, a capital, de Vitória para o município no litoral Sul, em virtude das comemorações da Festa Nacional de São José de Anchieta.