VÍDEO: PF no Do Val, privilégios no Congresso e Reforma Tributária no radar

A semana foi agitada para a política local e nacional, com episódios que tendem a repercutir nos próximos dias, como a operação da Polícia Federal contra o senador capixaba Marcos do Val (Podemos). Ele foi alvo de buscas e apreensões em seus endereços e é investigado por cinco crimes: divulgação de documento confidencial, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

A operação ocorreu no dia do aniversário do senador e um dia após a Câmara Federal ter aprovado um projeto que penaliza com multa e prisão de até 4 anos quem “discriminar” políticos ou “pessoas politicamente expostas”, como diz no texto do projeto. Embora alguns aleguem que se trata de uma lei para “descriminalizar” a política, na prática abre uma série de privilégios para a categoria.

Na Câmara de Vitória avançou os processos que pediam a cassação do mandato de dois parlamentares. A denúncia contra o vereador Chico Hosken (Podemos) por quebra de decoro, por supostamente participar de uma trama para prejudicar o vereador afastado Armando Fontoura, foi arquivada.

Já a relatora da ação contra Armandinho, Karla Coser, deu parecer pela admissibilidade e pela perda do mandato do vereador. A denúncia contra Armandinho ainda será lida e votada na Corregedoria.

Outro assunto que promete render também nos próximos dias é a Reforma Tributária. A coluna fez uma entrevista exclusiva com o secretário da Fazenda do Estado, Marcelo Altoé, e na semana que vem a Assembleia Legislativa sediará um seminário sobre o tema.

Esses e outros assuntos estão resumidos num pequeno vídeo logo abaixo. Os links com todas as colunas também seguem. Assista:

LEIA TAMBÉM:

“Espírito Santo é um dos três estados que mais perdem com a Reforma Tributária”, diz secretário da Fazenda

Debate sobre a Reforma Tributária chega ao Estado

Karla Coser pede a cassação de Armandinho Fontoura: veja o relatório

Político que expôs e tentou impedir aborto em criança estuprada no ES será homenageado na Ales

Câmara aprova projeto que prevê prisão pra quem discriminar políticos: veja como votaram os capixabas

“Não dá nem pra curtir meu aniversário, é pepino o tempo inteiro”, disse Do val antes da operação da PF

Presente indigesto: operação da PF ofusca festa de aniversário e lançamento de livro de Do Val