Mitos e verdades sobre emagrecimento

cha-verde-emagrece-mito-ou-verdade-2O verão está a todo vapor e para fazer bonito nas praias muitas pessoas optam por alternativas radicais para o emagrecimento, e algumas delas, além de ineficazes, podem ser até prejudiciais à saúde.  Por isso precisamos desmistifica-las. Veja abaixo algumas dicas de especialistas que esclarecem  o que é mito e o que é verdade quando o assunto é emagrecimento.

Comer à noite engorda.
Mito. Comer à noite não faz diferença, engordamos quando consumimos mais que gastamos, ou seja, é relacionado com a quantidade de calorias e não com o horário.

Para um emagrecimento eficaz, não se deve passar fome.
Verdade. Seu organismo precisa de nutrientes o dia todo. Se ficar muito tempo sem se alimentar, seu organismo “subentende” que está passando por um momento de privação e irá gastar calorias de forma mais lenta, ou seja, diminui a frequência do gasto, desacelerando o metabolismo. Além disso, depois de passar fome, quando você for comer, você estará propenso a compensar toda sua fome, comendo muito mais que o habitual.
O ideal é comer em pequenas quantidades, em 6 refeições diárias ou mais, que incluam todos os nutrientes.

Comer na frente da TV engorda.
Verdade. Isso não se deve ao fato de comer em outra local ou em frente da TV e sim o fato de estar propenso a ingerir maiores quantidades de alimentos devido a sua distração. Cuidado também ao comer em frente ao computador.

Complexo vitamínico engorda.
Mito. Vitaminas não contêm calorias. Porém algumas aumentam o apetite, como as vitaminas do complexo B.

Emagrecimento rápido - verdades e verdades 3Tomar água junto às refeições engorda.
Mito.
A água não contém calorias, nada interfere no aumento das calorias das refeições. Porém, não é recomendado o excesso de líquidos junto com os alimentos, já que esse excesso prejudica a digestão e absorção de nutrientes, devido à diluição do ácido clorídrico.
O ideal é que a ingestão de líquidos não ultrapasse 200ml junto com as refeições. Como a hidratação é importantíssima, nos intervalos das refeições é que deve haver a reposição hídrica, tendo uma ingestão de 8 a 10 copos de água por dia.

Sal engorda.
Mito. O Sal não aumenta o percentual de gorduras e não contém calorias, porém aumenta a retenção de líquidos, podendo haver aumento de peso na balança.

Água com limão, água com berinjela ou água com vinagre emagrecem.
Mito. Nenhum desses alimentos possuem ação “emagrecedora”.
O vinagre, por exemplo, se consumido em excesso é prejudicial, já que o ácido acético pode agredir a mucosa da parede estomacal, podendo provocar gastrite.

Alimentos Diet ajudam a emagrecer.
Mito. Não necessariamente. Os alimentos diet são aqueles que possuem restrição de algum nutriente, geralmente destinados a pessoas que necessitam de dietas especiais, porém não são necessariamente menos calóricos que os convencionais.
Por exemplo: O chocolate Diet é isento de açúcar e é destinado a portadores de diabéticos, porém,  no momento de fabricação, é adicionado mais gordura para manter a textura do produto, deixando assim, esse chocolate ainda mais calórico.

Mitos-e-Verdades-do-Chá-Verde-02Alimentos como canela, café, chá verde, gengibre e pimenta emagrecem.
Verdade. Esses alimentos contêm substâncias termogênicas, que aumentam a temperatura corpórea, aumentando assim o metabolismo.
Porém, esse efeito é discreto, ou seja, é apenas um auxiliar. Não existe milagre!  Esses alimentos devem ser consumidos moderadamente, não adiantando em nada ingerir em grandes quantidades, pois dependendo do alimento, pode ser até prejudicial, causando náuseas, irritabilidade, dores de cabeça e estômago.

Feijão branco emagrece.
Verdade. O feijão branco possui uma proteína chamada Faseolamina, que inibe uma enzima que digere carboidratos, ou seja, diminui a absorção de carboidratos, diminuindo a quantidade de calorias totais.
Porém, o feijão branco quando cozido perde esse efeito. A ingestão deve ser em forma de farinha crua, sendo uma colher de sobremesa diluída em meio copo de água, 20 minutos antes das grandes refeições (almoço e/ou jantar).

Ração Humana ajuda a emagrecer.
Mito. A ração humana é uma mistura de cereais integrais e sementes. Possui alto teor de fibras, que além de auxiliar no transito intestinal, ajudam a dar maior saciedade. Porém, a ração em si não aumenta o metabolismo ou queima a gordura.
A perda de peso é consequência de uma menor quantidade de alimentos consumidos devido à saciedade que a ração proporciona.
Atenção!  A ração não deve substituir as grandes refeições e não deve ser utilizada em excesso, pois poder ocorrer irritação do intestino em algumas pessoas.

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Musculação Emagrece
Verdade. O treino de força não queima muita energia, mas ajuda a acelerar o metabolismo basal, pois aumenta o número e o tamanho das fibras musculares, que consomem uma quantidade maior de calorias. Portanto, quanto mais músculos se têm, mais calorias são gastas.

Para um emagrecimento eficaz o ideal é fazer a reeducação alimentar.  Esta é a melhor solução para um emagrecimento saudável. É com ela que se aprende a consumir refeições que contenham todos os grupos alimentares e de forma balanceada; aprende a diminuir alimentos prejudiciais e excessivamente calóricos; e também a controlar a quantidade de alimentos a serem ingeridos e os intervalos das refeições.
Além disso, a prática de exercícios é de grande importância para perder os quilinhos extras ou para se manter magro.
Adquirindo hábitos saudáveis e seguindo as dicas citadas acima, o emagrecimento é certo, e o melhor, de forma gradativa e sem sofrimento!

 

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Comentários (10)

  1. Leticia Coimbra

    Essa coisa de comer engorda, pra mim é um mito. Engorda quem quer! Basta apenas se alimentar bem. E aqui você encontra várias dicas 🙂

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  2. Fábio Carlos Uriel

    Excelente matéria desmistificando algumas crenças, muito instrutiva. Sempre achei que a ingestão de muitos alimentos pouco antes de dormir era um vilão da balança devido a baixa queima de energia e o metabolismo. Muito interessante mesmo. Parabéns à equipe.

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