1.935 – Não descarte o lixo como solução! Gestão onde menos se espera.

Tema da maior importância recomendado pelo nosso Diretor de Comunicação da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, Haroldo Ribeiro. É HOJE, nesta quinta-feira, 16h00, o Webinar gratuito da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, ao vivo, com transmissão pelo Zoom: Não descarte o lixo como solução! Gestão onde menos se espera.

Clique no link e se inscreva: https://bit.ly/3D3v62C

Hoje, o lixo, que para muitos ainda é considerado um problema, está sendo visto cada vez mais como opção à geração de renda, principalmente, quando é descartado de forma correta. A coleta seletiva, uma das formas mais eficazes de separação de resíduos, contribuiu à Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente, pois boa parte de todo o lixo que é produzido pode e deve ser reciclado.

Nilton Del Zotto, praticamente um “Inovador Profissional” e dedicado à essa questão de preservação do planeta, desenvolveu várias soluções para redefinir o conceito de lixo, entre elas, um suporte descartável para sacos de lixo, que vem fazendo a diferença na coleta seletiva de muitas residências e áreas públicas em diversos municípios. Hoje, o lixo, que para muitos ainda é considerado um problema, está sendo visto cada vez mais como opção à geração de renda, principalmente, quando é descartado de forma correta. A coleta seletiva, uma das formas mais eficazes de separação de resíduos, contribuiu à Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente, pois boa parte de todo o lixo que é produzido pode e deve ser reciclado.

Publicação no site da FNQ – www.fnq.org.br

“No início dos tempos, os primeiros homens eram nômades. Moravam em cavernas, sobreviviam da caça e pesca, vestiam-se de peles e formavam uma população minoritária sobre a Terra. Quando a comida começava a ficar escassa, eles se mudavam para outra região e os seus “lixos”, deixados sobre o meio ambiente, eram logo decompostos pela ação do tempo.

À medida em que foi “se civilizando”, o homem passou a produzir peças para promover seu conforto: vasilhames de cerâmica, instrumentos para o plantio, roupas mais apropriadas. Começou, também, a desenvolver hábitos como construção de moradias, criação de animais, cultivo de alimentos, além de se fixar, de forma permanente, em um local. A produção de lixo, consequentemente, foi aumentando, mas ainda não havia se constituído em um problema mundial.

Naturalmente, esse desenvolvimento foi se acentuando com o passar dos anos. A população humana foi aumentando e, com o advento da revolução industrial – que possibilitou um salto na produção em série de bens de consumo, a problemática da geração e do descarte de lixo teve um grande impulso e tornou-se um pesadelo quase sem solução para o planeta.

Hoje, o lixo, que para muitos ainda é considerado um problema, está sendo visto cada vez mais como opção à geração de renda, principalmente, quando é descartado de forma correta.

A coleta seletiva, uma das formas mais eficazes de separação de resíduos, contribuiu à Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente, pois boa parte de todo lixo que é produzido pode e deve ser reciclado.

Nilton Del Zotto, praticamente um “Inovador Profissional” e dedicado à essa questão de preservação do planeta, desenvolveu várias soluções para redefinir o conceito de lixo, entre elas, um suporte descartável para sacos de lixo, que vem fazendo a diferença na coleta seletiva de muitas residências e áreas públicas em diversos municípios. Feitos de papelão reciclável, de fácil montagem e resistentes à água, podem durar de sete a dez dias ao relento. Também podem ser utilizados nas residências, para acondicionamento seletivo dos resíduos, que dura de três a quatro meses, sendo que o morador troca apenas os sacos de lixo.

No webinar, nosso convidado explicará que, além da separação correta dos resíduos, muitas pessoas, cuja renda vem exatamente da comercialização dos recicláveis, estão otimizando os serviços de coleta, já que com novas tecnologias de coleta, seleção e distribuição de resíduos, estão criando startups de seleção de lixo, facilitando seus trabalhos.

A coleta seletiva também é importante nas finanças de municípios, pois toneladas de resíduos não vão parar nos aterros, que cobram pelo lixo aterrado e são inutilizáveis para outros fins, podendo diminuir os gastos com trabalhos terceirizados de coleta de lixo.”

Apoio ABQ – Visite: www.abqualidade.org.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *