Maio 2021
10
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Maio 2021
10
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Pânico e volatilidade

É natural as bolsas sofrerem quedas devido às incertezas e à falta de parâmetros para medir o dano da crise em um momento inicial. Mas devido à falta de dimensão do problema, algumas reações podem ser excessivas, de acordo com o que nos mostra a teoria das finanças comportamentais.

A consequência disso é a alta instabilidade e volatilidade iniciais, isto é, uma variação acima da média no preço dos ativos. No início da pandemia, em março de 2020, este efeito foi tão forte que a bolsa brasileira chegou a acionar o circuit breaker seis vezes apenas em março, quando o Ibovespa caiu 30%, sendo a maior queda na comparação mensal em 22 anos.

O circuit breaker é um mecanismo que a bolsa utiliza para interromper as negociações quando o mercado passa por quedas acentuadas. Isso ocorre para frear as disfuncionalidades que podem surgir no mercado, assim como para reduzir a volatilidade e dar um tempo para que os investidores consigam pensar melhor. Vale lembrar que esses episódios só ocorreram anteriormente neste século durante a crise do subprime, em 2008, e o Joesley Day, em 2017.

Além disso, devido à maior percepção de risco, há a fuga de moeda para países mais seguros, como os Estados Unidos, exatamente para proteger o patrimônio de possíveis quebras, dentre outros fatores. Como consequência, a moeda de países emergentes, como o Brasil, tende a desvalorizar. Nesse sentido, em 2020, dentro de um período de menos de dois meses, o dólar valorizou mais de 35% frente ao real. E até agora ainda não retornou aos patamares iniciais.

Retomada e pós-crise

Após quedas abruptas iniciais, a bolsa tende a se recuperar nos próximos meses ou anos, a depender do quão profundo e estrutural foi o impacto sobre a economia. Assim como as quedas podem se prolongar por mais algum tempo a depender de qual foi o fator causador.

Em 2020, os principais setores a se destacarem foram aqueles que dependem de serviços ou produtos digitais. Afinal, com os fechamentos e as pessoas sem sair de casa, tudo se tornou online. Por isso, o e-commerce, empresas de software e que atuam na internet em geral, foram um dos primeiros a iniciarem a retomada. A Nasdaq, por exemplo, vem batendo máximas históricas, além de duplicar o seu valor desde o ponto mais crítico durante o momento de pânico.

A retomada também tende a beneficiar setores cíclicos que estão atrelados à demanda global, assim como vem ocorrendo no momento com o setor de commodities. Além disso, o movimento atual se dá no sentido de um retorno do capital estrangeiro para países emergentes. Mas o Brasil, como já falamos, está de fora da festa.

Nesta semana, vamos trazer os impactos da Covid-19 sobre cada um dos setores da bolsa, de forma a mostrar aqueles que se beneficiaram e aqueles que saíram prejudicados.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possi finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas