Fev 2020
18
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Fev 2020
18
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Quando André Esteves diz ‘eu acho’, ele tem certeza

Nessa edição do CEO Conference do BTG Pactual, estão presentes CEOs de companhias globais como Microsoft, Uber, Nokia, Inter, Oracle, BTG, e políticos como João Doria (governador de SP), Wilson Witzel (governador do RJ), Rodrigo Maia (presidente da Câmara) e Eduardo Leite (governador do RS).

Na abertura do painel principal, o público parou para escutar André Esteves, o maior sócio do BTG Pactual. Ele pincelou comentários sobre o cenário político mundial, e disse apostar na vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA, o que deixaria o mercado mais “calmo”. “Nunca um presidente deixou de ser eleito com crescimento forte nos EUA”, pontua Esteves, que aposta em uma concorrência mais forte do Democrata Mike Bloomberg.

Mas resta a dúvida: como um mercado pode se acalmar com a certeza de que Trump carregaria a guerra comercial por mais quatro anos? Esteves avalia que a primeira fase da guerra comercial se encerrou, mas “ela foi apenas o primeiro capítulo de um livro que será escrito ao longo dos próximos anos”, afirma. “A guerra comercial é a face de um tema muito mais profundo que é a ascensão chinesa. Toda vez que uma potência é ameaçada isso acontece”, avaliou o sócio do BTG.

Sobre o cenário econômico, André Esteves “acha” que quatro pontos devem se consolidar. E vale lembrar que quando Esteves diz que acha, ele tem certeza.

Esteves projeta que neste momento a bolsa tem uma possibilidade de ter uma correção para baixo maior que uma forte alta. Ele acredita também que o câmbio está esticado com dólar a R$4,30 a R$4,40 e que os juros não devem permanecer em queda, com a Selic encontrando sua estabilidade em 4,25%. “Novo corte só se vier depressão econômica”, avalia.

Esteves e sua equipe precisam ficar atentos ao andamento das reformas econômicas, regulatórias e políticas no país de maneira mais atenta que a maioria de nós. No ponto de vista dele, o cenário é propício do ponto de vista político. “Eu acho que existe mais respeito e mais convergência entre Jair Bolsonaro, Rodrigo Maia e Dias Toffoli (presidente do STF) do que se imagina nos ‘headlines’ dos jornais”. E lembrando que o “acho” dele vale mais que a certeza de muitos.

Em análise sobre a interação entre os poderes, Esteves não poupou críticas: “o tom é de democracia saudável, mas cabe apenas uma observação: eu gostaria de um Judiciário mais low-profile [mais discreto]. O job-description [função] do ministro do STF não é dizer o que ele acha ou não das leis. Se ele quiser fazer isso atravessa a rua e vira congressista”.

Ao final, Esteves falou sobre o cenário de investimentos com uma dose de humor, lamentando com alegria o cenário de juros baixos. “Nossos investimentos vão render menos. Nós todos aqui somos viúvas do CDI. Ouvi dizer que ia ter protesto nas ruas: ‘cadê minha LCI? cadê minha LCA?’. Agora, precisamos de buscar um portfólio mais saudável e diversificado. É a maior transferência de renda do rentista para o empreendedor que já vimos. O movimento de juros é a grande notícia financeira”. concluiu André Esteves.

Henrique Bredda, gestor da Alaska, fala sobre perspectivas para o PIB

Henrique Bredda, gestor da Alaska Asset ao lado de Luiz Alves Paes de Barros, também falou no primeiro dia do CEO Conference. A Alaska é uma gestora de fundos de investimentos brasileira especializada em renda variável.

Para Bredda, “estamos saindo de um modelo de cilindro de oxigênio de setor público para o modelo de cilindro de oxigênio do setor privado. Nesse cenário, se o empresário errar, quebra. Por isso os investimentos estão vindo mais devagar que gostaríamos”. Ele projeta que o PIB deve crescer 2,2% neste ano, com retração do PIB do setor público (redução de investimentos no público), com um avanço maior do setor privado.

No mês de março, Henrique Bredda estará em Vitória, junto do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. a convite desta coluna, para o evento Folha Business, realizado pela coluna Mundo Business/ Folha Vitória em parceria com Apex Partners & APX Investimentos.

Postado Agora

APX Investimentos premiada

Ontem, a APX Investimentos foi premiada como um dos melhores escritórios do BTG Pactual na categoria “Planejamento Empresarial”. Como prêmio, os bankers receberam uma visita à vinícola de André Esteves em Portugal.

Postado Agora

Fundador do Waze dá dicas para sua empresa

Uri Levine, fundador do Waze, deixou duas dicas para empreendedores em sua palestra no CEO Conference 2020: 1) Você precisa se apaixonar pelo problema para ter uma startup. O caminho é cheio de derrotas; e 2) Sua empresa precisa descobrir o produto que o mercado precisa para ela sobreviver.

Postado Agora

Três boas notícias para começar a semana

1) Bolsonaro espera que a reforma administrativa nasça nesta semana; 2) A micro-cap Priner estreou na bolsa com alta de 30% e abre espaço para novas micro-aberturas de capital; 3) Ibovespa apresenta alta com expectativas boas para temporada de resultados

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas