Out 2020
5
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Out 2020
5
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

De emissão de debêntures a IPO– entenda as modalidades de serviços corporate

A missão de Gustavo Vieira na Apex Partners será apresentar oportunidades de mercado para os clientes da casa de investimentos, desenvolver o mercado de capitais ao redor do Espírito Santo e deixar a Apex mais próxima de seu objetivo: ser o primeiro banco de investimentos capixaba.

O grupo, que hoje já conta com uma assessoria de investimentos ligada ao BTG, investimentos no mercado imobiliário e presta serviços de venture capital e fusões e aquisições, agora fortalece outro segmento de atuação, voltado para a captação de recursos para empresas.

O movimento reflete uma tendência do mercado bancário de absorver a demanda por novas e mais sofisticadas fontes de financiamento por parte das empresas, auxiliando-as a levantar capital para seus projetos.

Quais serviços serão oferecidos?

Segundo apurou Mundo Business, com a entrada de Vieira, a Apex apoiará os investimentos das empresas que são seus clientes a partir do BTG Pactual.

Isso significa que a partir de agora as empresas capixabas terão mais uma possibilidade de operações de crédito para se capitalizar, realizar a estruturação de dívida, realizar investimentos em longo prazo e promover uma estruturação do caixa.

Isso pode se dar a partir de linhas de crédito, emissões de debêntures, fusões e aquisições, até mesmo abertura de capital na bolsa (IPO), entre outras soluções financeiras que identificarmos ser mais adequadas e vantajosas.

Em um momento de ainda muita volatilidade no mercado, em que muitas empresas apresentam dificuldades de caixa na retomada econômica, trata-se de mais um veículo à disposição para os empresários.

Aumento da incerteza leva a pausa na valorização das bolsas mundiais

No mês de setembro, os mercados financeiros no Brasil e no mundo foram dominados pela incerteza. Lá fora, embora a economia chinesa continua em bom ritmo, há sinais de queda no ritmo de recuperação das economias dos EUA, Reino Unido (UK) e da Zona do Euro.

Nos Estados Unidos o mercado de trabalho mostra perda de ritmo, com novos pedidos de seguro desemprego estacionando em torno de 850 mil, indicando que as empresas continuam fazendo novos “lay offs”. Na Zona do Euro e no UK a perda de ritmo vem com o recrudescimento da pandemia e com o risco de novas medidas para restringir a atividade econômica.

No Brasil, além dos riscos de arrefecimento na recuperação da economia mundial, tivemos mais instabilidade devido o aumento da inflação e com a piora do quadro fiscal. Discussões do governo com o Congresso apontam para aumento dos gastos e da carga tributária, com a criação de novos impostos.

Neste cenário, os ativos perderam a tendência de valorização, com os principais índices das bolsas americanas e brasileira fechando o mês de setembro em queda. Além disto, no Brasil tivemos nova valorização do dólar, aumento dos juros futuros e do risco país.

*Arilton Teixeira é economista-chefe da Apex Partners

Postado Agora

Líder em Ensino Superior

Concorre ao prêmio Líder Empresarial na categoria Líder em Ensino Superior o Gestor da Universidade de Vila Velha (UVV) José Luiz Dantas. Em 2020, além dos investimentos em Ensino à Distância, José Luiz Dantas anunciou o investimento na UVV High Tower, que promete aproximar academia, inovação e mercado.

Postado Agora

Líder em Exportação

Sérgio Trsitão concorre ao prêmio Líder Empresarial na categoria Líder em Exportação. Ele representa a terceira geração da família à frente das empresas Tristão, que iniciaram suas atividades nos negócios do café em 1935

Postado Agora

Programa Mundo Business

Perdeu o programa Mundo Business deste domingo? Além da transmissão na TV Vitória, o programa fica disponível no Youtube.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas