Jun 2021
22
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jun 2021
22
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Futurenow materializa novo momento da Timenow

A pandemia e a aceleração da transformação digital tornaram possíveis que companhias, que já possuíam o foco em inovação e visão de futuro, pudessem adaptar os formatos de trabalho, sem perder a produtividade e a entrega de resultados.

Um desses exemplos foi a capixaba Timenow, uma das maiores empresas de engenharia consultiva do Brasil, que implementou um ambiente híbrido e flexível de trabalho.

Atualmente, o colaborador pode optar entre trabalhar de forma presencial ou frequentar o local periodicamente. Essa mudança exigiu a revisão de todo o processo de gestão de pessoas da empresa para que estivesse atualizado à nova realidade.

MODELO DE TRABALHO FLEXÍVEL

O diretor financeiro, Walter Maia, explica que esse formato já vinha sendo estudado pela Timenow antes da pandemia e foi acelerado.

“Já era uma proposta da empresa adotá-los e a pandemia fez com que adiantássemos o processo para estar em conformidade com o que era necessário no momento. Conseguimos aplicar de forma satisfatória, o que gerou aumento da produtividade e promoção de maior qualidade de vida ao time”, reforçou Walter.

Junto ao modelo open space do Futurenow e as cargas horárias flexíveis, estão ainda novas práticas para que o time possa se adaptar totalmente ao modelo híbrido e remoto.

“Temos trabalhado internamente para que todos os colaboradores, tanto do backoffice quanto dos contratos, possam se sentir parte do todo, cada vez mais incluídos, representados, com mais participação e possibilidade de trocar e compartilhar os conhecimentos. É um processo que  vai além da tecnologia, é um trabalho de cultura”, ressaltou Maia.

CENTRAL DE GERENCIAMENTO REMOTO

Além de contar com ambientes de interação entre os colaboradores, no Futurenow há espaços tecnológicos, como a Central de Gerenciamento Remoto, onde engenheiros fazem o monitoramento dos projetos sem a necessidade de estar in loco na obra.

O diretor de Inovação e Novos Negócios da empresa, Vinicius Bravim, explica que com a central é possível gerenciar e monitorar um projeto em qualquer lugar do mundo. “Esse modelo é uma tendência mundial e, atualmente, nossos clientes já contam com esse trabalho aliado aos demais serviços que desenvolvemos”, destaca Bravim.

Diversas iniciativas voltadas à inovação também têm sido criadas dentro da empresa e nos clientes. “Nosso funil de oportunidades tem mais de 30 iniciativas sendo trabalhadas e tudo sendo feito de forma estruturada.

A criação da Diretoria de Inovação e Novos Negócios, com cerca de 30 pessoas no time,  faz parte dessa mudança de mindset da empresa. Temos uma unidade de negócio operando no modelo de startup”, reforçou Bravim

Timenow investiu R$ 2 milhões em quatro startups; saiba quais

A companhia também tem investido em inovação com a criação de novos negócios digitais disruptivos. A empresa já investiu mais de R$ 2 milhões em quatro empresas e planeja investir em mais duas este ano que estão em processo de due dilligence.

Epix, NGO, IndustriALL e Dersalis fazem parte do rol de startups investidas pela Timenow. Todas têm em comum o desenvolvimento de soluções para a indústria e estão alinhadas ao core businessda companhia. Antonio Toledo, CEO da Timenow, explica que o investimento em venture capital é uma estratégia para compor a plataforma de soluções que está sendo criada para atender os clientes.

“Temos investido em startups porque acreditamos na conexão delas com o nosso negócio. Ao investir nessas empresas, é aberto um universo de possibilidades, no qual podemos oferecer aos nossos clientes soluções ainda mais completas e integradas. Queremos ser uma plataforma de gestão de projetos, uma empresa global e digital. À medida que elas crescerem, cresce o conceito de plataforma e, assim, atingimos nossos objetivos”, reforçou Toledo.

Postado Agora

Américo Buaiz Filho palestra no Instituto Líderes do Amanhã

Américo Buaiz Filho, presidente do Grupo Buaiz, palestrou na noite de ontem (21) para o grupo de jovens empreendedores do Instituto Líderes do Amanhã. Na pauta, a trajetória de Américo e os 80 anos do Grupo Buaiz, comemorados neste ano.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas