Set 2021
13
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Set 2021
13
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

De desempregado a líder global de mercado

Nascido e criado em comunidades de Vitória e em uma família de baixo poder aquisitivo, Rafael começou sua vida como empreendedor em 2008 como ambulante no Triângulo das Bermudas, região de bares na Praia do Canto, Vitória. Formado em pedagogia, Rafael lecionou em escolas públicas e privadas por 7 anos até que precisou se afastar para cuidar da mãe. E foi aí que a história da ATW Delivery Brands começou a ser desenhada.

Depois de 5 meses sem trabalhar, o dinheiro acabou. Sem condições de pagar suas contas, Rafael pediu um emprego em uma empresa de marketing digital de um amigo de infância, Vitor Abreu. Anos depois, Vitor viria a ser co-fundador da ATW ao lado de Rafael

Depois de quase 18 meses, os amigos decidem empreender juntos, mas dessa vez na área de franquias. Para ganharem traquejo e experiência de mercado, decidem abrir uma franquia de fora e aprender o máximo sobre este universo por dois anos. Após anos de aprendizados, em 2014 abrem sua própria franqueadora, a ATW Delivery Brands.

Na experiência com o restaurante, um aprendizado: 70% do faturamento vinha do delivery. “Foi aí que decidimos cortar toda a parte custosa e complexa do espaço físico e decidimos por trabalhar com o modelo Dark Kitchen, de empresas alimentícias 100% delivery, sem salão para receber clientes.

Inicialmente vendendo frango frito e hoje com 6 marcas (Number One Chicken, Gringo Wings, Julius Doggs, O que comer, Fernando?, Uma Yá e Arroz e Feijão), a ATW é uma das maiores do mundo no setor. Fatura mais de R$200 milhões e já tem 350 franquias pelo mundo.

“Somos 100% capixabas e não queremos mudar isso”

Rafael conta 3 características que considera fundamental para um bom líder e que está fazendo toda a diferença para gerenciar e expandir tantas marcas: constância, criatividade e simplicidade.

Outro fator que considera fundamental para terem chego até aqui foi “ter ficado fora do eixo Rio- São Paulo, onde existem muitas empresas brigando por poucos profissionais qualificados”.

Para Rafael, desenvolver o negócio no Espírito Santo fez diferença: “temos muito orgulho de sermos um grupo 100% capixaba, ter crescido aqui dentro e não termos planos de mudar isso”.

Pioneiros do conceito Dark Kitchen no Brasil, hoje a ATW Delivery Brands é a maior do mundo no ramo, com mais de 350 franquias espalhadas pelo Brasil, Portugal e México e este ano foi incluida na lista das 10 melhores pequenas multinacionais para se trabalhar do Brasil pela consultoria global GPTW (Great Place To Work).

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas