Abr 2024
17
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Abr 2024
17
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Biometano é sustentável e aumenta competitividade da indústria capixaba

A atuação da Marca Ambiental em energia renovável começou há quatro anos, com a implantação de uma usina de geração de eletricidade a partir do biometano, em parceria com o Grupo GVS. A instalação já opera em capacidade máxima, consumindo 3 mil m3 de gás por hora. Porém, ainda existe um excedente de 2 mil m³ por hora.

O gás produzido pela decomposição do lixo no aterro sanitário possui 50% de metano, que é utilizado como combustível. A outra metade e de gás carbônico. Logo, o rendimento inicial de biometano será de aproximadamente 1 mil m³ por hora, ou 24 mil a 25 mil m³ por dia.

“Tínhamos a visão de aproveitar esse gás excedente de alguma forma. Fizemos um estudo que identificou o volume não consumido, que é de 2 mil m3 por hora, e desenvolvemos um projeto para injetar esse gás na rede da ES Gás junto a parceiros como a ARSP, Governo do Estado e a Air Liquide”, afirma Diogo Ribeiro, diretor de energias renováveis da Marca Ambiental.

Após o processo de purificação, o biometano produzido na Marca será injetado na rede da ES Gás e poderá atender a clientes residenciais e comerciais, bem como indústrias de grande porte, através de contratos no mercado livre.

“O biometano é o combustível que emite o menor volume de CO2 e contribui para a política de descarbonização apoiada pelo Governo do Estado. Também é uma fonte de energia competitiva para a indústria capixaba, que demanda uma oferta cada vez maior de gás”, completa Ribeiro.

A Marca Ambiental vai investir R$ 70 milhões no projeto da usina, enquanto a ES Gás vai investir em uma pequena ampliação de rede para fazer a coleta do biometano na usina. O Bandes atuou em parceria com a Marca para captar os recursos necessários para o investimento. A expectativa é que a injeção do gás na rede inicie em julho do ano que vem.

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas