CUSTOS DE TI – ONDE OS GESTORES DE TI DEVEM PRESTAR ATENÇÃO

Fique de olho nos custos sempre!

Hoje aqui no radar as contribuições são do amigo antenado Julio Cezar Lamberti Marques, Consultor de TI e CEO da Jlamberti & Coopers Consultoria. É um fato que nós gestores de TI precisamos estar atentos e prestar bastante atenção nos custos que envolvem todo o ciclo de vida dos serviços de TI. Apesar de toda tecnologia que estamos presenciando nos últimos anos, com mudanças significativas e de suma importância para o crescimento das organizações, não podemos em nenhum momento tirar o olho de uma variável que, por qualquer descuido, pode comprometer o desempenho e em consequência, a sobrevivência das organizações: Custos. E na área de tecnologia da informação, a atenção deve ser redobrada pois existem custos que são pequenos, mas que somados, pode ter um substancial comprometimento do resultado.

No livro “Sonho Grande” de Cristiane Correa, autora renomada sobre celebridades da área de negócios, o custo é comparado a unha, ou seja, deve ser aparada sempre pois cresce sem nossa percepção.  Porém devemos estar alertas que também não deve se cortar demais, pois senão compromete o dedo. Então, aqui vão algumas dicas importantes sobre custos na área de TI que devem ser observados com muita cautela e sempre redimensionados:

 

1- INTERNET

Atualmente temos muitas opções de provedores de internet, para diversos tamanhos de infraestrutura, e à medida que a organização vai crescendo, se faz necessário inclusive ter mais de um provedor, a fim de manter a disponibilidade dos serviços. Uma das armadilhas dos provedores são os preços de lançamentos, ou seja, no primeiro ano dão descontos significativos, porém quando se completa o período de fidelidade, passam a cobrar em média 30% a mais e, como o serviço está estável, os gestores acabam não se atentando.  E depois disto, outras empresas aparecem oferecendo serviços melhores, com mais disponibilidade e com preços compatíveis, e acabamos pagando muito e com serviços menores. Acompanhe mensalmente as contas de seus provedores, e verifique sempre se no mesmo provedor tem novas funcionalidades que não estão contemplados no seu plano atual, mas que estão oferecendo pelo mesmo preço. Fique de olho também no preço de outros provedores e o que estão oferecendo, para ter poder de argumentação com seu provedor atual. Você vai se surpreender com que pode obter pagando menos e tendo mais funcionalidades;

 

2- PLANOS DE HOSPEDAGEM

Idem ao que acontece com os provedores de internet, muitas vezes hospedamos sites, e-mails, e outros recursos que a organização precisa, porém quando acaba o período de fidelidade, é montada a mesma armadilha, ou seja, o valor mensal é acrescido, e sem nenhum aviso prévio. Além disto, dimensionamos no plano inicial e esquecemos que as necessidades das organizações mudam com o decorrer do tempo. Ai, quando necessitamos ampliar serviços, acabamos pagando caro por conta de ter um plano com uma fidelidade mínima. Na hora de contratar planos de hospedagem, observar: Se há período ou não de fidelidade e se caso tenha, está de acordo com o planejamento de crescimento da organização; observar também se as limitações impostas pelo plano atual, ao tentar migrar para um novo plano, tenha seu custo desproporcionalmente aumentado. Tome cuidado, porém com planos de hospedagem gratuitos, pois ao assinar, depois de um tempo e conforme crescimento, pode haver um custo para upgrade maior do que outros planos de outras empresas;

 

3-CUSTOS COM SERVIDORES

Muitos gestores, quando falam em cloud computing, usam o argumento que cloud irá incorporar um custo mensal. Porém, servidores on-premiss são hoje os custos mais traiçoeiros em um ambiente de TI. Você pode ter adquirido um servidor físico a mais de 4 anos, e embora não pague mais uma mensalidade por ele, acaba incorporando diversos outros custos para mantê-lo como: Custos com DBA, com Suporte Nível 2 e 3, com Backup, conexão remota, firewall, entre outros.  Fique sempre de olho nessa equação, para saber a hora certa de acabar com seus servidores físicos. Um fato inevitável não é se os servidores de sua empresa vão ou não para nuvem, mas sim quando. Faça sempre um comparativo de custos, principalmente os citados acima, pois muitos deles podem acabar quando se migra para nuvem, e lembre-se, o custo para adquirir um servidor físico e colocá-lo em produção é substancialmente mais alto que adquirir um na nuvem, porém a topologia deve ser observada com minucias, pois sem internet estável e outras variáveis, migrar para nuvem também pode não ser uma boa estratégia sem antes tratar de outros elementos. Busca empresas que possuem consultores para lhe orientar sobre as diversas variáveis que possam permitir você ter mais recursos com menos custos;

 

4- MÃO-DE-OBRA DE SUPORTE

Atualmente há uma forte tendência das empresas terem analistas internos de TI não com foco em suporte, mas com acompanhamento das diretrizes definidas pelos gestores de TI.  Para suporte Nível 1 e 2, principalmente com direcionamento ao usuário final, terceirizar ainda é a melhor solução no âmbito de custos, deixando para os profissionais internos alavancar projetos de melhoria como aperfeiçoamento de sistemas, melhoria da topologia etc.  Ao ocupar um analista de TI com suporte, você pode estar desperdiçando uma mão-de-obra especializada em assuntos irrelevantes e em consequência, deixando mais lento o crescimento e desempenho de sua área de TI.  Coloque na ponta do lápis as atividades x projetos em andamento e compare o custo do profissional para estes fins. Invista nos seus profissionais de TI para terem uma visão de TI mais alinhada com o negócio de sua empresa.

Poderíamos aqui falar de diversos outros custos que envolvem a tecnologia da informação dentro de sua organização, mas o mais importante é ter o controle, mesmo sendo em uma planilha ou em um sistema, os custos de TI devem ser sempre acompanhados de perto. Não caia na armadilha de que para ter o melhor, tem que gastar e nem o oposto, ou seja, buscar serviços bem baratinhos ou gratuitos para economizar. Dimensione sempre as necessidades de sua empresa. Busque ajuda especializada quando necessário e não esqueça: “Fique de olho nos custos sempre!”

 

Por aqui você encontrará uma variedade de opções para continuar aprendendo sobre as tendências e inovações da tecnologia. Estaremos sempre disponíveis, e quando você precisar, mande um sinal que o nosso RADAR sempre estará ativado.

Forte abraço!

Jackson Galvani

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *