Fev 2021
1
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Fev 2021
1
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Inovação e modernização seguem como agendas centrais da gestão da Findes

Inovação é uma agenda central para a Findes e para o futuro do desenvolvimento do Estado. Ela é um dos principais pilares da gestão de Cris Samorini.

Colocando em prática esses objetivos, o Findeslab, que é o hub de inovação do Espírito Santo e dá acesso às novas tecnologias e soluções para as indústrias locais, promoveu em setembro do ano passado o 2º o Programa de Empreendedorismo Industrial. O programa apresenta desafios de grandes empresas e seleciona startups, que apresentam soluções para esses desafios.

Nessa segunda fase do programa, foram 253 inscrições de startups de 14 Estados das 5 regiões do país, um aumento de 31% em relação ao programa anterior, o que mostra o êxito da iniciativa.

Ao todo, foram selecionadas 14 soluções, que receberão todo o apoio para o desenvolvimento dos projetos. O trabalho desenvolvido ao longo do ano passado junto às startups culminou em mais de 840 ações, entre assessoria, mentoria e capacitação.

Para dar apoio à agenda de transformação digital das empresas, a Findes conta também com o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional (IST), que foi todo reformulado e agora possui laboratórios de Modelagem Digital e de Ideação, com serviços de consultoria e mentoria para o desenvolvimento de novos produtos e processos. O IST tem ainda a vantagem de estar integrado à rede dos Institutos de Inovação e Tecnologia espalhados por todo o país.

GESTÃO PRESENTE

Outra entrega importante, cujo principal objetivo é ampliar conexões entre empresas, sindicatos, lideranças locais e organizações, é o Programa Gestão Presente. Durante esses seis meses de gestão, Cris Samorini e demais representantes da Findes percorreram diversos municípios do Espírito Santo. O programa já passou por Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Linhares, Colatina, São Mateus e Pinheiros. Neste ano, mais cidades serão visitadas.

Nessas visitas, Cris e diretores da Findes comparecem às unidades regionais do Sistema S, para ouvir colaboradores, visitam indústrias, para conhecer melhor as demandas do setor e prestar o apoio necessário, e se reúnem com líderes locais para estreitar o diálogo.

PLANO ES

No final de novembro, a Findes lançou, em conjunto com o governo estadual, o plano ES Convivência Consciente, que prevê mais de 32 bilhões de reais em investimentos, dos governos federal e estadual e da iniciativa privada, até o final de 2022. Somente da indústria são quase 6 bilhões de reais.

Além disso, a Findes tem parceria com a Amunes em diversas frentes, para promover o desenvolvimento e a melhoria do ambiente de negócios nos municípios.

Em novembro, por exemplo, também foi assinado um convênio de cooperação técnica, para promover as PPPs – Parcerias Público-Privadas, para ampliar os investimentos privados nos municípios.

Pelo convênio, a Findes se compromete a dar todo o apoio técnico e jurídico para auxiliar as prefeituras na organização de PPPs, uma excelente alternativa para atrair investimentos, especialmente em momentos de dificuldade de caixa no setor público em geral.

Indicadores econômicos da Findes são importantes para empresários e líderes públicos

Outra ferramenta que tem como finalidade auxiliar o gestor público a elaborar estratégias de melhoria da qualidade das políticas públicas que afetam seu território é o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), desenvolvido pelo Ideies da Findes.

A ferramenta, apresenta 39 indicadores, divididos em 10 categorias (condições urbanas, segurança pública, transporte, acesso ao crédito, diversidade econômica, inovação, tamanho do mercado, educação, saúde e qualificação da mão de obra), agregadas em 4 eixos (infraestrutura, capital humano, gestão fiscal e potencial de mercado).

O IAN pode ser visto como um fator de atração de investimentos, ao auxiliar os empreendedores a conhecer as realidades específicas sobre ambiente de negócios dos municípios do Espírito Santo.

Para os industriais, a virada do ano foi de otimismo, com a economia retomando o crescimento em V. O Indicador de Atividade Econômica (IAE), divulgado no início de dezembro pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), mostra crescimento de 9,5% no terceiro trimestre, em relação ao trimestre anterior.

Postado Agora

'Short-squeeze' não tem resultados no Brasil

Depois da disparada de IRB ontem, surgiram grupos para alavancar os preços de Oi, Cogna e GPC Participações. No entanto, as ações dessas companhias operam em queda hoje.

Postado Agora

Processo contra manipuladores nos EUA é improvável

Especialistas avaliam que além de ser uma investigação que demanda tempo, trata-se de uma infração historicamente difícil de ser comprovada. O regulador seria capaz de abrir um processo contra milhares de investidores de varejo?

Postado Agora

Empresas estrangeiras

BDRs movimentam R$ 397 milhões na primeira semana de 2021

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas