Maio 2021
6
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Maio 2021
6
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Ranking leva em conta divulgação de gastos, licitações e remuneração de servidores

Na 2ª edição da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º, realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) do Governo Federal, apenas 1,2% dos 665 municípios pesquisados obtiveram nota máxima em transparência do setor público. Linhares foi o único município do ES e um dos três na região Sudeste a obter 10 pontos.

Para a aplicação do ranking foram avaliados todos os estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes– onde está concentrada a maioria da população Brasileira.

A composição da nota considera o cumprimento de itens da Lei de Acesso à informação, como divulgação de informações sobre orçamento, receitas, despesas, licitações, obras públicas e remuneração de servidores.

Apesar de não terem alcançado nota máxima, os principais municípios da Grande Vitória registraram notas positivas. Serra e Vila Velha pontuaram 9,52 de 10; Vitória obteve 9,31 pontos; Cariacica, 9,39 pontos. Já Guarapari e Viana alcançaram pontuações menores: 7,47 e 6,47 pontos, respectivamente.

PARA PREFEITO DE LINHARES, TRANSPARÊNCIA CONTRIBUI PARA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, estar em primeiro lugar no ranking da CGU demonstra a credibilidade e a transparência nas informações levadas até a população pela Prefeitura de Linhares.

“Considero uma grande conquista para nossa cidade de Linhares e para o Espírito Santo. Em todos os meus ciclos de gestão, eu prezo pela transparência, porque isso ajuda o Município de diversas formas: mostra a eficiência do serviço público, transmite confiança para quem busca as informações e serve como fator decisivo para os empresários que pretendem investir em cidades brasileiras, e, em especial  em Linhares”, disse Guerino.

 

Combo de infraestrutura, gestão pública e recursos naturais atrai investimentos milionários para Linhares

A transparência do setor público é um dos principais fatores para atração de investimentos. Com regras claras e gestão adequada das finanças públicas, o risco de empresas investirem em uma região, seja cidade ou país, reduz consideravelmente.

Com um mix de infraestrutura de qualidade, recursos naturais abundantes e bons indicadores de gestão pública, grandes investidores optam por realizar grandes investimentos em Linhares.

Dentre as investidar mais recentes em Linhares, está a fábrica de café solúvel da Olam que vai tornar o Espírito Santo o maior polo de produção de café solúvel do mundo em alguns anos. Além disso, foi anunciado um investimento de mais R$ 8 milhões de uma fábrica de sorvetes da Craf Brasil, que promete movimentar o agronegócio da região.

É perceptível que além dos fatores naturais, houve preparo da gestão pública para fazer com que Linhares se desenvolvesse e atraísse investimentos.

Postado Agora

Empresários inauguram hoje restaurante na Praia do Canto

Jorge Abikair, Felippe Henrique e o chef Vinícius Cavalcante (fundadores do Peppe Restaurante) inauguram hoje o restaurante Eliah, na Rua Afonso Cláudio, Praia do Canto. Relembre a coluna Mundo Business em que falamos sobre Eliah e a nova tendência do setor de restaurantes no ES.

Postado Agora

Programa Mundo Business

Perdeu a estreia da segunda temporada do Programa Mundo Business? Assista ao episódio na íntegra clicando aqui. E lembre-se que nosso próximo encontro está marcado para este domingo (09), às 10h, na TV Vitória Rede Record. No segundo episódio, conversamos com Tiago Reis e visitamos as concessionárias do Motor Group Vitória.

Postado Agora

Indústria e serviços lideram contratações em março no ES

O saldo positivo de 15,9 mil empregos do mercado de trabalho formal capixaba em 2021 decorreu de 97.378 admitidos e 81.409 desligados. Todos os cinco grandes setores de atividade econômica registraram abertura de postos formais no acumulado dos três primeiros meses do ano: serviços (+6.698), indústria (+5.925), construção (+1.525), comércio (+1.481) e agropecuária (+340). Com informações do Ideies/ Findes.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas