É BOM SABER

Qual a mulher que nunca sofreu com uma TPM? E qual o homem que nunca passou por momentos complicados por causa de uma mulher em TPM? Algumas mulheres ficam completamente alteradas neste período, mas para o bem de todos, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para atenuar esses sintomas. A alimentação é uma grande aliada para amenizar esse  sofrimento. Por essa razão a nutricionista Jéssica Sabadine Lucas preparou um texto com dicas valiosas. Vamos conferir?

Alimentos que previnem os sintomas da TPM

Uma variedade de sintomas, especialmente distensão abdominal, irritabilidade, sensibilidade nos seios, desejo por determinados alimentos, dor de cabeça e prisão de ventre estão relacionados à tensão pré-menstrual (TPM), são provocadas por alterações hormonais. Para as mulheres que sofrem de TPM, os sintomas podem causar problemas sociais sérios, influenciando o relacionamento familiar e profissional.

Nesse período e no período menstrual, as mulheres precisam ter cuidados redobrados, já que o seu corpo sofre, de forma cíclica, perdas significativas de nutrientes, principalmente o ferro.
Alimentos ricos em ferro: Carnes vermelhas, vegetais verde-escuros e leguminosas (como feijão, lentilha e grão de bico) devem ser consumidos.

Sintomas como depressão e crises de choro e cólicas, são causados pela baixa de vitamina B6, magnésio e cálcio nesse período, causada por funções hormonais. Esses nutrientes são indispensáveis no processo metabólico.
Os alimentos que devem ser consumidos:
Alimentos ricos em vitamina B6: oleaginosas, batata e banana.
Alimentos ricos em magnésio: abacaxi, couve, brócolis, feijão, soja, cereais integrais, como arroz, massas e pães integrais, assim como granola e aveia.
O Cálcio, que é um dos nutrientes que atuam na contração muscular, atenua as temíveis cólicas. Está presente nos vegetais verde-escuros e principalmente, no leite e seus derivados. Mas a preferência é pelos desnatados ou com baixo teor de gordura, já que esta prejudica a circulação.

Constipação intestinal ou prisão de ventre: Minimizada com alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais, farelos, vegetais folhosos e frutas.
Além da função intestinal, as fibras dão maior saciedade e minimizam a compulsão por doces e os episódios de hipoglicemia.

Retenção de líquido: O inchaço é outro sintoma muito comum, que pode ser minimizado com bastante hidratação, seja com água, água de coco ou suco de frutas, diminuição na ingestão de sal e de alimentos industrializados como temperos prontos, sopas em saquinhos, além da diminuição ou exclusão de bebidas alcoólicas.

Irritabilidade e dores de cabeça: Também são minimizados com a diminuição de alimentos ricos em cafeína como refrigerantes à base de cola, café, erva-mate e chá preto.

Compulsão por chocolate: Além dos episódios de hipoglicemia, essa compulsão ocorre também devido à baixa de magnésio. Como o cacau é rico nesse nutriente, o organismo “pede” o doce. O chocolate piora a oscilação de humor e intensifica a compulsão por açúcar. Além disso, é rico em gordura. Se não puder evitar, ingerir em pequenas quantidade e dar preferência ao meio amargo, já que os benefícios são maiores.

Atividade física: Melhoram a oxigenação do sangue e aumentam o nível de endorfinas liberadas pelo corpo, que colaboram para a sensação de bem-estar.

2 Respostas para “É BOM SABER

  1. Muito bom! Estou de TPM nessa semana! Uma vontade chorar absurda, mas fiquei feliz em saber que tenho como prevenir ou minimizar os efeitos dessa semana tão chata!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *