Consolidação do home office e a adoção de modelos híbridos

A maioria das pessoas que já trabalharam remotamente preferem continuar nessa modalidade de trabalho. É ou não é verdade? A boa notícia é que o trabalho remoto definitivamente se tornou popular. Após anos e anos em que as empresas resistiram à ideia por causa de uma perspectiva desatualizada, os novos modelos de trabalho (consolidados com a pandemia) têm trazido novos desafios para as empresas. Não se trata apenas de fazer a gestão de equipes remotas, mas também de encontrar soluções para novos modelos de contratação ou até mesmo de expansão das operações e segurança da informação.

A pandemia mudou o cenário

Os desafios trazidos pela pandemia foram grandes para todos nós, confesso que algumas empresas ainda passam por esse desafio, tendo que promover escalas híbridas, oferecer um aparato tecnológico e às vezes de logística, por exemplo. A pandemia provou de forma única para muitos de nós a necessidade emergencial de mergulharmos mais fundo nas ferramentas digitais, confesso que muitas dessas ferramentas já estavam em uso, foi preciso acelerar a forma como aplicamos em nosso dia a dia.

Devemos considerar que daqui para frente 76% dos adultos empregados preferem o trabalho remoto ou híbrido para o futuro.

Funcionários ficam felizes em poder passar mais tempo com suas famílias

Sem surpresas, na verdade, é isso que a maioria das empresas afirmam. Os funcionários ficam muito felizes em poder passar mais tempo com suas famílias e evitar deslocamentos caros e desconfortáveis. Essas alegrias (bastante humanas) se traduzem em benefícios reais. Oito em cada dez trabalhadores remotos melhoraram sua taxa de produtividade considerando os deslocamentos, entre outros.. Apenas 21% das pessoas que trabalharam em casa em 2021 querem voltar às antigas formas de trabalho. No total, 76% preferem locais de trabalho remotos e híbridos.

As empresas que simplesmente ignorarem as demandas dos funcionários por falta de acordos de trabalho flexíveis, podem correr o risco de perder uma vantagem competitiva ao atrair e reter os melhores colaboradores. Isso está de acordo com uma pesquisa realizada recentemente nos USA em que 87% das pessoas que tiverem a opção de trabalhar em home office irão optar por essa modalidade. Em contrapartida a pesquisa mostrou que 60% daqueles que trabalham remotamente deixariam seus empregos se fossem forçados a voltar ao trabalho em período integral.

O que Empresa e Colaborador precisam?

Neste caso quero referenciar as duas pontas da cadeia produtiva de qualquer área de atuação, Empresa e Colaborador. Todas as duas pontas sem nenhuma sombra de dúvidas necessitam de uma Segurança da Informação confiável e acesso à Internet de qualidade. Certamente são grandes prioridades para locais de trabalho remotos e híbridos.

Alguns funcionários estão investindo por conta própria em uma internet melhor, incluindo atualizações de serviços e implantação de dispositivos de aumento de sinal, como extensores de Wi-Fi, up-grade de velocidade do pacote contratado com as operadoras, entre outros. O legal de todo esse movimento é que as empresas estão oferecendo uma espécie de auxílio home office, entregando ilhas de escritório prontas para os seus colaboradores atuarem de casa. Legal isso né? Algumas empresas entregam cadeiras ergométricas, mesas de escritório, notebooks de última geração, e por aí vai.

A importância da segurança da informação parece estar sendo mais difundida. Todos nós estamos preocupados em proteger nossos dispositivos domésticos inteligentes, e há uma crescente conscientização sobre a segurança de dados.

Leia também: A segurança da informação é um ativo altamente valioso em eras digitais

Fora da vista, longe da mente

Não menos importante, é claro que todos esses movimentos também expuseram a desigualdade digital: nem todo trabalho pode ser realizado remotamente e nem todo profissional remoto tem recursos completos em termos de espaço de trabalho privado, dispositivos e acesso à Internet. Também vimos uma tendência de alguns gerentes de se entregarem a uma abordagem “fora da vista, longe da mente” para controlar as entregas de suas equipes remotas.

Esse é o momento da chegada do 5G

O 5G é o próximo passo para a banda larga sem fio, vai melhorar e muito as nossas vidas! Colocando a banda larga móvel em altíssimos padrões de velocidade de conexão. A rede 5G irá promover uma cobertura mais ampla e eficiente com maiores taxas transferências de dados.

A rede 4G utilizada atualmente é capaz de entregar uma velocidade média de conexão de aproximadamente 43 Mbps. A estimativa é que a rede 5G seja capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps – giga bytes por segundo.

O interessante é que 73% das pessoas que usam smartphones 5G querem entender melhor quais coisas novas podem fazer com 5G, enquanto 27% estão desapontadas com o que veem como falta de aplicativos e serviços percebidos.

Leia também: 5G, entenda como ela mudará a nossa vida!

Cuidar da sua saúde de forma digital

A saúde também se tornou remota. Nos EUA, 92% dos consumidores dizem que estão muito satisfeitos com suas experiências médicas on-line. 70% das pessoas que usam dispositivos como o Apple Watch, por exemplo, relatam melhorias em sua saúde e condicionamento físico.

Um dado interessante: um terço dos usuários de smartphones estão monitorando sua saúde e condicionamento físico através de seus aparelhos de celular. Um em cada cinco usam aplicativos de meditação ou bem-estar mental.

A pandemia criou uma mudança na forma como usamos ferramentas e tecnologias digitais. É ou não é verdade? Esse novo estilo de vida digital se tornou muito mais normalizado e padronizado e está tendo um impacto positivo. Pensando no futuro do trabalho, veremos mais adoção de inteligência artificial, robótica e automação para lidar com trabalhos que não podem ser feitos remotamente, mesmo enquanto humanos em casa equipados com os chamados “soft skills” gerenciam tudo.

Leia também: Você tem medo de perder seu emprego para uma máquina?

Fique de olho nas novidades que virão nos próximos anos! Compartilhe com a gente as suas experiências, ou se precisar esclarecer alguma dúvida entre em contato, será uma satisfação para nós poder te ajudar de alguma forma. Fique sempre ligado no Folha Digital.

Forte abraço!

Jackson Galvani

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *