SEMANA SANTA

Festival da Torta Capixaba começa nesta quinta na Ilha das Caieiras; veja programação completa

A festa mais tradicional da Semana Santa no Espírito Santo começa nesta quinta-feira (28) e vai até o domingo de Páscoa (31)

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Instagram | @ilhadascaieiras

A Ilha das Caieiras, em Vitória, será palco de mais uma edição do Festival da Torta Capixaba. A festa mais tradicional da Semana Santa no Espírito Santo começa nesta  quinta-feira (28) e vai até o domingo de Páscoa (31), das 10 às 18 horas.

O prato anfitrião do festival, que é feito na panela de barro, encanta nativos, moradores e turistas e promete reunir em seu entorno uma multidão de pessoas em quatro dias de festejos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além da torta, no recanto mais bucólico da Capital será possível degustar também outras delícias da culinária capixaba, como bobó de camarão, moqueca e quitutes mais simples, também a base de frutos do mar, como pastel de siri e empada de camarão.

De acordo com o presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiros da Ilha das Caieiras e Grande São Pedro (Aspemade), Welligton Leonel da Silva Júnior, os preços variam.

"Vai ter torta mais baratinha, a partir de R$ 10 reais, até as mais elaboradas. O preço médio do quilo praticado é de R$ 170. Aí os valores vão variando de acordo com o tamanho da torta", explica.

Em 2023 foram comercializados aproximadamente três toneladas de alimentos e a expectativa é que o sucesso se repita.

Estrutura

A Prefeitura de Vitória disponibilizará 33 barracas que, junto a 12 restaurantes, vão participar das vendas dos alimentos.

A prefeitura informa que a rua Felicidade Correa dos Santos, entre a rua Amadeu Muniz Correa e a avenida Beira Mar, na Ilha das Caieiras, estará totalmente interditada nos dias de festa. O trânsito será desviado pelas ruas próximas.

Programação cultural do festival

A festa, além da comercialização de comidas, bebidas e artesanato, contará com atrações musicais culturais especialmente "escaladas". Ao todo 12 atrações estão previstas nos quatro dias de Festival.

Nesta quinta-feira (28) o jazz instrumental de Gean Pierre e o pop rock de Felipe Pelissari dão as boas vindas ao público a partir das 11 horas.

A sexta-feira (29) contará com quatro apresentações: Alexandre Borges Quinteto abre a programação, às 10 horas, seguido de Thiago Vieira Trio, às 12 horas. Na sequência Nana Marchant e Trio se apresentam às 14 horas e Nanno Vianna às 16.

Ponto alto do sábado de aleluia (30), a Orquestra da Fundação Beneficente Praia do Canto apresenta o projeto "Som das Caieiras para os Capixabas", às 10 horas. O almoço é ao som de Chorou Bebel, às 12 horas, com Banda L-20 logo em seguida.

Fechando a programação cultural do Festival da Ilha das Caieiras 2024, no domingo (31), Ana Rita e Banda apresentam o show "Para sempre Chico Buarque", às 10 horas. Beco 48 mistura MPB e Pop Rock Internacional, às 12 horas, e Duo Severino encerra a festa às 14 horas.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (28/03)

11h - Gean Pierre (Jazz Instrumental)

13h - Felipe Pelissari (Pop Rock)

Sexta-feira (29/03)

10h - Alexandre Borges Quinteto (MPB)

12h - Thiago Vieira Trio (MPB)

14h - Nana Marchant e Trio (MPB e Bossa Nova)

16h - Nanno Vianna (Rock)

Sábado (30/03)

10h - Orquestra da Fundação Beneficente Praia do Canto

12h - Chorou Bebel (MPB)

14h - Banda L-20 (Pop Rock)

Domingo (31/03)

10h - Ana Rita e Banda (MPB)

12h - Beco 48 (MPB e Pop Rock Internacional)

14h - Duo Severino (Pop Rock).

Pontos moeda