Games

Review: Rise of The Ronin traz trama excelente no PlayStation 5

A nova criação da Team Ninja explora períodos históricos japoneses no formato de mundo aberto.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: Team Ninja/Divulgação

A Team Ninja, uma desenvolvedora reconhecida por seu foco em cenários históricos, lançou o exclusivo para PlayStation 5 Rise of the Ronin. Este jogo não só se destaca pelo seu design de mundo aberto e combate avançado, mas também pela escolha de explorar a era Bakumatsu, um momento decisivo na história japonesa que marcou o fim do período Edo e o declínio do xogunato.

Em Rise of the Ronin, a harmonia entre a lâmina do samurai e disparos de rifles ilustra uma nação em conflito e transformação, à medida que o Japão começava a abrir suas fronteiras para influências ocidentais. O jogo não apenas permite aos jogadores explorar essa era tumultuada, mas também incrementa sua jogabilidade com inovações significativas para o gênero de sandbox.

Uma história e um game

A narrativa de Rise of the Ronin inicia-se de maneira íntima e se expande para abranger conflitos mais amplos, refletindo o rigoroso trabalho de desenvolvimento de personagens pelo qual a Team Ninja é conhecida. O jogo não só traz figuras históricas como o comodoro americano Matthew Perry, mas também personagens icônicos como o ninja Sawamura Yasusuke, integrando-os de forma coerente e intrigante na trama.

LEIA TAMBÉM ► Novidades sobre Kingdom Come: Deliverance 2 antes de anúncio oficial

Foto: Reprodução/Rise of The Ronin/PlayStation 5/Team Ninja

Explorando o Mundo Aberto e o Sistema de Combate

Rise of the Ronin apresenta o primeiro mundo verdadeiramente aberto da Team Ninja, e o faz de maneira impressionante. Mesmo sem alcançar a surrealidade dos cenários de Ghost of Tsushima, este jogo oferece uma celebração visual de paisagens e vistas deslumbrantes, densamente povoadas com marcos japoneses reais e atividades variadas.

O sistema de combate é uma das maiores vitórias do jogo, oferecendo batalhas frequentes que se beneficiam de um sistema de parada simplificado e de ataques especiais que complementam os movimentos tradicionais. A ênfase está no domínio de nove classes de armas distintas, todas com suas nuances que devem ser masterizadas para superar adversários humanos e desafios mais significativos do jogo.

LEIA TAMBÉM ► Aprofunde-se na competição da 10ª Temporada de Overwatch 2

Foto: Reprodução/Rise of The Ronin/PlayStation 5/Team Ninja

Funcionalidades Online

Enquanto a funcionalidade de coop online não foi extensivamente testada nesta análise, o jogo oferece uma série de elementos online casuais para jogadores solo. As interações vão desde resgatar versões IA de outros jogadores até empregar animais de estimação em missões para coletar recursos.

Foto: Reprodução/Rise of The Ronin/PlayStation 5/Team Ninja

VEREDITO

Concluindo, Rise of the Ronin consegue estabelecer uma nova referência para jogos de mundo aberto focados em períodos históricos. Ao mesmo tempo que respeita e enriquece sua fonte material, oferece um jogo acessível e robusto que justifica sua compra. Ainda que o jogo contenha elementos de sistemas antigos, como o acúmulo excessivo de equipamentos, esses aspectos podem ser ignorados sem detrimento da experiência central, que é rica e envolvente.

NOTA: 9.5/10

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

Pontos moeda