Política

Após polêmica, Câmara de Cariacica rejeita homenagem a Elon Musk

No entendimento da maioria dos vereadores contra o projeto, monção ao empresário não traria benefícios ao município

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Instagram @elonmuskoffiicial

Após uma série de desmentidos envolvendo o presidente da Câmara de Vereadores de Cariacica, Lelo Couto (União),  e o vereador Sérgio Camilo (União), a Casa decidiu, durante a sessão desta segunda-feira (15), rejeitar uma monção de aplausos protocolada por Camilo visando homenagear o empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter).

No total, 12 vereadores, dos 15 presentes em plenário, votaram contra a matéria proposta pelo parlamentar admirador do empresário. Outros 3 foram favor.

 A rejeição à pauta acontece no centro de uma polêmica iniciada na quarta-feira(10), quando veio a público que a homenagem havia sido chancelada pelos vereadores na sessão daquele dia e, horas depois, o presidente do Legislativo municipal se manifestou dizendo que a monção ao empresário bilionário não havia sido nem sequer votada, em função da ausência do autor em plenário.

Já Camilo, autor da matéria, na ocasião concedeu entrevista à imprensa informando e confirmando a aprovação da monção, dando inclusive o número de votos favoráveis que o projeto havia recebido.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Ainda conforme o parlamentar, sua proposta, que realmente constava da ordem do dia da sessão da última quarta-feira, de acordo com checagem feita pela reportagem do Folha Vitória, havia sido votada em blocos, juntamente com demais proposições que tratavam sobre o mesmo tema. 

A votação das monções em bloco também foi confirmada pela reportagem  na quarta-feira, após análise da transmissão da sessão no canal da Casa no YouTube. E, no momento da apreciação das matérias em conjunto, não há sinalização de que a proposta de Camilo seria apartada do rol de monções ali aprovadas.

Além de não contar com painel de presença nas sessões, a transmissão da Câmara não mostra o plenário da Casa, tornando pouco transparente e eficiente a checagem dos parlamentares que estavam realmente presente ou não em plenário durante votações que não são nominais.

Ao ser confrontado com a versão apresentada por Couto, Camilo sustentou estar presente em plenário, tendo, segundo ele, saído da sessão minutos após a matéria ter sido aprovada e que, por isso, parte dos parlamentares considerou que ele havia deixado o local antes da votação, sugerindo que sua proposição teria sido retirada do bloco de propostas aprovadas na ocasião.

Já na sessão desta segunda-feira, a maioria dos vereadores que tiveram chance de justificar voto considerou que a homenagem a Musk não traria nenhum benefício concreto ao município, além não de haver qualquer relação do empresário com a cidade.



Pontos moeda