Política

Lesa Pátria: PF cumpre 4 mandados de busca e apreensão no ES em nova fase da operação

A operação tem como objetivo identificar pessoas que financiaram, fomentaram e promoveram os atos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), a 26ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que financiaram, fomentaram e promoveram os atos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. Quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos no Espírito Santo

Ao todo, segundo a Polícia Federal, foram expedidos 18 mandados judiciais de busca e apreensão pelo Supremo Tribunal:

- 4 no Espírito Santo 
- 4 no Pará
- 3 em Minas Gerais
- 3 em Mato Grosso do Sul
- 1 em Rio Grande do Norte 
- 1 em Santa Catarina
- 1 em São Paulo 
- 1 em Tocantins 

Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em 8 de janeiro de 2023, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições.

A Polícia Federal destaca que os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em andamento. A Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.


Pontos moeda