Saúde

ES recebe mais 82 profissionais para formação em Atenção Primária à Saúde

Os profissionais têm até o início do próximo mês para iniciarem os trabalhos nos 36 municípios capixabas onde atuarão

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução/Divulgação Sesa-ES

A Atenção Primária à Saúde (APS) capixaba, que, atualmente, conta com 1.378 profissionais nas formações em serviço, vai ser reforçada com 82 novos profissionais da área de diversas categorias.

Serão 43 enfermeiros, 15 cirurgiões-dentistas e 13 médicos que irão realizar a formação em Saúde da Família; seis psicólogos, dois assistentes sociais e um farmacêutico que terão como cenário de prática as Equipes Multiprofissionais Ampliadas (Emulti), além de um assistente social e um enfermeiro para A formação em Equipe de Consultório na Rua.

 Os profissionais foram selecionados para o Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Os profissionais de saúde vão atuar em 36 municípios, distribuídos entre as regiões de saúde do Estado, com a realização dos Aperfeiçoamentos em Saúde da Família; Interprofissionalidade na Atenção Primária à Saúde (APS) e em Atenção Primária com ênfase em Consultório na Rua, respectivamente. 

Os profissionais têm até o início do próximo mês para iniciarem a atuação nos municípios.

Novos profissionais

A gerente de Ensino, Carolina Perez Campagnoli, participou da acolhida aos profissionais e enfatizou a importância das formações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“O Qualifica-APS é um programa que se desenvolve de forma descentralizada e já conseguiu mudar muito o atendimento ao usuário. A APS nos permite a proximidade com a população, o envolvimento com as situações locais, além de impactar no território e realmente na vida das pessoas. Isso gera um aprendizado”, enfatizou.

Para a coordenadora do Provimento, Thaís Maranhão, a entrada de novos profissionais demonstra que a formação tem se mostrado consolidada como eficiente estratégia de educação permanente em saúde, destinada à qualificação de profissionais na APS no Estado.

"A expansão da formação em Consultório na Rua foi ampliada abrangendo também o município de Linhares. Esta ampliação visa proporcionar maior acesso aos serviços de saúde para a população em situação de rua, contando com profissionais capacitados e sensíveis às necessidades específicas dessas pessoas”, ressaltou Thaís Maranhão.

LEIA TAMBÉM: No Conselho de Segurança, EUA condenam ataque realizado pelo Irã contra Israel

Pontos moeda