Saúde

Para que serve água de cravo? Veja benefícios e como fazer chá natural

Versátil, o cravo é encontrado inteiro, moído, em pó e como óleo essencial. Ele pode ser usado como tempero, ingrediente, bebida e até mesmo como remédio natural

Ana Paula Brito Vieira

Redação Folha Vitória
Foto: azerbaijan_stockers/Freepik

O cravo-da-índia é uma especiaria que se desenvolve no botão floral da árvore de cravo (Syzygium aromaticum). Conhecido simplesmente como “cravo”, o nome deriva do latim “clavus”, que significa “prego”.

De acordo com informações do eCycle, o cravo é versátil, sendo encontrado na forma inteira, moído, em pó e no formato de óleo essencial. Ele pode ser usado como tempero, ingrediente, bebida e até mesmo como remédio natural.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para além do seu sabor doce e aroma característico, o cravo-da-índia é reconhecido pelas suas qualidades medicinais, que incluem efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, antifúngicos, bactericidas, entre outros.

Pesquisas em animais revelaram que os componentes presentes na especiaria podem oferecer diversos benefícios à saúde, como melhoria na saúde hepática e estabilização dos níveis de glicose no sangue.

CRAVO-DA-ÍNDIA É FONTE DE NUTRIENTES

O cravo-da-índia é uma fonte de fibras, vitaminas e minerais, de modo que seu uso inteiro ou em pó para temperar alimentos pode proporcionar uma série de nutrientes essenciais.

LEIA TAMBÉM: Sofre de pressão alta? Veja receita de suco poderoso de pepino e pera

Segundo o eCycle, a quantidade de dois gramas, equivalente a uma colher de chá de cravo moído, oferece:

• Calorias: 21
• Carboidratos: 1 grama
• Fibra: 1 grama
• Manganês: 30% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
• Vitamina K: 4% da IDR
• Vitamina C: 3% da IDR

A presença de fibra pode ajudar na prevenção da constipação e na promoção da regularidade intestinal, enquanto a vitamina C contribui para fortalecer o sistema imunológico e a vitamina K é essencial para a coagulação sanguínea.

LEIA TAMBÉM: Água de chuchu emagrece? Veja benefícios do diurético natural

O manganês desempenha um papel fundamental na manutenção da função cerebral e na formação de ossos saudáveis. Além dos nutrientes mencionados, o cravo-da-índia também contém pequenas quantidades de cálcio e vitamina E.

CRAVO-DA-ÍNDIA É RICO EM ANTIOXIDANTES

Além de ser uma fonte de vitaminas e minerais essenciais, o cravo é rico em antioxidantes. Essas substâncias são conhecidas por reduzir o estresse oxidativo, diminuindo potencialmente o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

Um estudo realizado em laboratório descobriu que o eugenol, presente no cravo, consegue prevenir danos oxidativos causados pelos radicais livres de forma cinco vezes mais eficaz do que a vitamina E, outro antioxidante poderoso.

LEIA TAMBÉM: O que é “cabeça de Ozempic”? Saiba tudo sobre remédio para emagrecer e efeitos

Assim como eugenol, o cravo-da-índia também contém vitamina C, que atua como um antioxidante no organismo, auxiliando na neutralização dos radicais livres, que são compostos capazes de se acumular e causar estresse oxidativo prejudicial.

Colocar o cravo em sua dieta, juntamente com outros alimentos ricos em antioxidantes, pode contribuir para a melhoria da saúde de maneira geral.

MÉDICO RECEITA ÁGUA DE AÇAFRÃO PARA DESINCHAR E MELHORAR O INTESTINO

Foto: Jannoon028/Freepik

Conhecido nas redes sociais por compartilhar “receitas reais”, o médico Renato Silveira Reis apresentou uma receitinha de água de açafrão para tomar todos os dias, que tem vários benefícios para o intestino.

Desinchar a barriga é uma das vantagens do shot. “A curcumina contida no açafrão reduz a inflamação da parede intestinal, do revestimento intestinal, e com isso você tem menos acumulo de líquido”, disse o médico.

LEIA TAMBÉM: Água de whey com chia e aveia emagrece e desincha. Veja receita

Outro benefício é o uso da curcumina como probiótico, servindo de “alimento para as suas bactérias boas”. “Isso quer dizer que a consistência das suas fezes vai ficar muito melhor. Mais macia e mais fácil de sair”, contou.

Entre as vantagens está o aumento das bactérias boas, que melhora a imunidade. Segundo o médico, boa parte do sistema de defesa está no intestino. “Sua rinite, alergia, seus processos irão melhorar muito”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Água com vinagre de maçã em jejum emagrece e desincha. Veja benefícios de shot

Mas, afinal, como beber corretamente a água de açafrão? Primeiro, esquente 100 ml de água em uma panela até que suba pequenas bolhas e desligue o fogo. Coloque 1 colher de café de açafrão, 1 pitada de pimenta-do-reino e gotinhas de limão.

Abafe a panela e deixe em repouso por 8 minutos. Depois, beba o shot em jejum e aguarde, no mínimo, 30 minutos para comer.

Lembrando: sempre tenha cuidado a usar dicas compartilhadas na internet. As informações contidas na matéria não têm o intuito de substituir a consulta de qualquer profissional da saúde ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento. Em caso de dúvidas procure o seu profissional da saúde.

LEIA TAMBÉM: Como usar a chia para emagrecer? Veja benefícios e receita com o superalimento

Pontos moeda