Saúde

Quer dormir bem? Saiba quando você deve trocar seu travesseiro

Segundo especialistas, o que vai determinar a periodicidade é o tipo de material do qual são feitos e também do modo que são cuidados

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik

Após um dia inteiro de trabalho, estudos e compromissos, nada melhor que uma boa noite de sono para renovar as energias e descansar o corpo. Mas você conhece a importância do travesseiro para uma noite tranquila e saudável? 

Vamos além: já parou para pensar quando foi a última vez que trocou de travesseiro?

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo especialistas da área da saúde, essa troca é fundamental. E por uma série de motivos. De maneira geral, a recomendação é para que a troca de travesseiros aconteça a cada 1-2 anos

O que vai determinar a periodicidade é o tipo de material do qual são feitos e também do modo que são cuidados.

Quando e por que devo trocar meu travesseiro?

O primeiro é a higiene. Com o passar do tempo, os travesseiros acumulam ácaros, suor, óleos naturais da pele e células mortas, por exemplo. Além de desencadear odores desagradáveis, isso pode gerar alergias e problemas respiratórios.

A perda de suporte é outro fator importante. Como é de uso contínuo, o travesseiro acaba perdendo a sua forma original e a capacidade de oferecer a sustentação adequada para a cabeça e o pescoço durante o sono. Com o tempo, isso pode levar a dores musculares.

Ácaros e alergias: ao trocar os travesseiros você irá reduzir a exposição a esses agentes que levam a crises alérgicas.

Aprenda a escolher o melhor travesseiro para você

Antes de escolher o seu travesseiro ideal, é preciso levar em consideração vários fatores, como preferências pessoais, posição de dormir e necessidades de suporte.  Confira algumas dicas:

1. Antes de comprar, teste: experimente o travesseiro antes de comprá-lo;

2. Leia as recomendações do fabricante: leia as avaliações e peça recomendações; 

3. Dor no pescoço e/ou nas costas: no caso de dores no pescoço ou nas costas, você pode precisar de um travesseiro que ofereça um suporte específico. Inclusive, alguns travesseiros são projetados ergonomicamente para proporcionar esse suporte adicional ara o pescoço e a cabeça.

LEIA TAMBÉM: Conheça os riscos de um simples beijo na boca para a saúde


Pontos moeda