Entretenimento e Cultura

Farmacêutica brasileira faz acordo para vender remédio similar ao Ozempic no país; saiba mais

A informação foi divulgada oficialmente pela empresa brasileira na quarta-feira, 17, por meio de um fato relevante

Estadão Conteúdo

Foto: Reprodução/Divulgação

A farmacêutica brasileira Biomm fechou um acordo com a empresa de biotecnologia indiana Biocon para comercializar e distribuir um medicamento similar ao Ozempic no Brasil. 

A informação foi divulgada oficialmente pela empresa brasileira na quarta-feira, 17, por meio de um fato relevante (documento usado por empresas de capital aberto para comunicar novidades ao mercado).

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Atualmente, a patente (ou seja, o direito exclusivo de comercialização) do Ozempic pertence à companhia dinamarquesa Novo Nordisk, mas essa garantia termina em 2026, segundo a empresa.

De acordo com a empresa, assim como o Ozempic, o novo medicamento terá como princípio ativo a semaglutina - forma sintética do hormônio GLP-1 que age no controle dos níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de eventos cardiovasculares, como infarto ou AVC. 

LEIA TAMBÉM: O que é “cabeça de Ozempic”? Saiba tudo sobre remédio para emagrecer e efeitos

Esse fármaco é destinado para pacientes com diabetes tipo 2, mas vem sendo amplamente usado para o emagrecimento - com ou sem indicação médica.

Segundo um levantamento mencionado pela Biomm, o mercado brasileiro de semaglutida teria movimentado cerca de R$ 3 bilhões de reais em 2023. A farmacêutica diz que, com a comercialização nacional, pretende ampliar o acesso da população brasileira aos tratamentos avançados contra o diabetes.

LEIA TAMBÉM: Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A Biomm disse que pretende tornar o preço do medicamento mais acessível por aqui, mas que ainda não tem como fornecer uma estimativa de valor porque isso dependerá de condições futuras do mercado.

LEIA TAMBÉM: Bebês Ozempic: injeção para emagrecer faz mulheres ficarem grávidas

Importante destacar que, além do término da patente em vigor, a distribuição e comercialização desse novo medicamento pela Biomm ainda depende da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da publicação do preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).


Pontos moeda