Geral

Membro da Academia de Letras do ES, Samuel Machado Duarte morre aos 89 anos

O velório e o sepultamento vão acontecer no Parque da Paz, localizado em Ponta da Fruta, em Vila Velha

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O cirurgião-dentista e Membro da Academia de Letras do Espírito Santo, Samuel Machado Duarte, morreu aos 89 anos na manhã desta quarta-feira (17). A informação foi passada pelo filho, Ricardo Black Eagle, por meio das redes sociais. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além da profissão de dentista, Samuel também se tornou poeta, romancista, cronista e contista.

Segundo informações repassadas pela comunicação da Academia de Letras, no ano de 1947, após ler “O tesouro da Ilha da Trindade” de Adelpho Monjardim, ele descobriu que o autor era capixaba. Com isso, nasceu uma admiração e amizade com Monjardim.

Com o passar dos anos, a paixão pela literatura aumentou e, no ano de 1967, Samuel Machado Duarte entrou na Academia de Letras, em solenidade que contou com a presença de Adelpho Monjardim.

Por meio de uma nota, a Academia Espírito-santense de Letras declarou que “se solidariza com os familiares e presta sua homenagem a Samuel Machado Duarte por sua vasta e indelével contribuição para a memória cultural do estado do Espírito Santo”.

O velório e o sepultamento de Samuel vão acontecer no Parque da Paz, localizado em Ponta da Fruta, em Vila Velha.

LEIA TAMBÉM: Calor vai dar trégua? Vitória pode bater recorde de frio nesta semana

Pontos moeda