Economia

Falta de confiança dificulta alta de investimentos

Brasília - Por que o investimento não aumenta se ele está mais barato? Essa é a pergunta que intriga economistas do governo, que passaram mais de três anos formulando e colocando em prática diversas medidas de barateamento de custos para os empresários, como desonerações fiscais e reduções de juros. Mas, para economistas do mercado, a resposta para a pergunta é simples: falta confiança no desempenho da economia, que cresce pouco e vive com inflação próxima ao teto da meta.

"O que impede a elevação do investimento no Brasil são algumas questões mais estruturais. Temos convivido com baixo crescimento do PIB, o BC está elevando os juros há um ano, e a inflação não cede", disse o economista Rafael Bacciotti, da consultoria Tendências. "O investimento de fato ficou mais barato no País, e isso pode ter ajudado o nível dos investimentos na economia a permanecer razoavelmente estável nos últimos anos, mas sem uma mudança de rumo que dê confiança aos empresários, apenas reduzir o preço não ajudará a impulsionar investimento."

Em relatório, o economista-chefe da corretora Tullet Prebon, Fernando Montero, afirmou que os ajustes que devem ser feitos na economia "serão mais difíceis", uma vez que a fase de crescimento mais forte do PIB, que permitiu uma expansão do investimento e também dos estímulos para seu barateamento, ficou para trás.

Pontos moeda