Economia

Planejamento pode aumentar restituição de Imposto de Renda para 2015

Contribuinte que se programar e guardar corretamente comprovantes de gastos poderá não só ampliar o valor da devolução como evitar erros que gerem problemas com o Leão

Planejamento é fundamental para aumentar a restituição Foto: Divulgação

Todo ano, no momento de enviar a declaração do Imposto de Renda, a maioria dos brasileiros se depara com um valor de restituição muito aquém do que era imaginado. 

Isso ocorre porque na maioria dos casos a preocupação com o tema fica limitada aos meses de março e abril. No entanto, o ideal é pensar no imposto com antecedência para evitar erros e recuperar mais dinheiro do que foi pago em impostos durante todo ano.

Se o contribuinte começar a pensar no imposto que paga com antecedência fará não só com que as preocupações com erros sejam menores, como também possibilitará que se recupere mais dinheiro na restituição.

"É preciso pensar já em 2015, para em 2014 aumentar os valores a serem recebidos. É importante ter em mente que depois que acabar o ano nada mais pode ser feito.", explica Welinton Mota, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil.

Previdência tem valor dobrado

Investir em previdência privada é duplamente rentável, pois além de formar uma poupança para complementar a aposentadoria, o investidor pode deduzir parte do valor do imposto, desde que seja do modelo PGBL. A conta é assim: 12% do valor bruto do investimento pode ser deduzido do IR. 

Também é dedutível a contribuição para os sistemas previdenciários oficiais, como trabalhador do setor privado, autônomo ou funcionário público.

Educação e Saúde 

Quem guarda adequadamente todos os comprovantes de gastos com educação e saúde, também podem se beneficiar no momento da declaração. 

Nos casos de despesas médicas, odontológicas, instruções, pensões alimentícias judiciais para garantir a restituição basta guardar adequadamente os documentos. Contudo, Welinton Mota alerta, "a primeira coisa que deve ser avaliada para ter a restituição, é se houve valores retidos, caso contrário não há o que se restituir".

Idoneidade das informações

Em todos os campos da declaração é importante não passar informações que não estejam em conformidade com a realidade. "O Fisco está fechando o cerco às informações irregulares a partir de evoluções tecnológicas e cruzamento de informações, tudo o que for declarado deve ser comprovado adequadamente", finaliza o diretor da Confirp.

Pontos moeda