Economia

PIB da indústria encolherá 1,6% em 2014, estima o BC

Redação Folha Vitória

Brasília - A indústria brasileira vai levar um tombo de 1,6% em 2014, nas previsões do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta segunda-feira, 29, pelo Banco Central. A previsão anterior era de um recuo de 0,4% este ano. Em 2015, até o segundo trimestre, o BC projeta uma queda de 0,1% do PIB industrial, o que indica que o setor vai continuar com dificuldades no primeiro ano do próximo governo. Esse desempenho ruim da indústria acontece apesar das inúmeras medidas de estímulo ao setor anunciadas nos últimos anos pela presidente Dilma Rousseff.

O recuo da projeção da indústria foi o principal responsável pela queda da projeção do PIB global brasileiro em 2014, que passou de 1,6% para 0,7. Para todos os setores, o BC reduziu a projeção de crescimento. Pelas novas projeções, o PIB do setor agropecuário vai crescer 2,3% ante 2,8 % na estimativa anterior. Para 2015 (até o segundo trimestre), o crescimento do setor agrícola vai acelerar para 3,1%.

O setor de serviços, de acordo com o BC, deve ter uma expansão de 1,2%. No relatório de junho, o BC contava com uma alta de 2% para esse setor. Até o segundo trimestre de 2015, a projeção é de 1,5%.

Pontos moeda