Economia

Grupo Buaiz completa 72 anos e ajuda a movimentar diversos setores da economia capixaba

Grupo Buaiz faz 72 anos e se consolida nos mercados de alimentos, logística, operações portuárias, comunicação, shopping center e empreendimentos imobiliários

Após os grãos de trigo serem transformados eles viram farinha usada na fabricação de pães e bolos. Foto: ​Everton Nunes

Há 72 anos o Grupo Buaiz, que nasceu com a Buaiz alimentos, é um marco na prosperidade do Espírito Santo. Fundada por Americo Buaiz, a holding é liderada por Americo Buaiz Filho, e atua nos mercados de alimentos, logística, operações portuárias, comunicação, shopping center e empreendimentos imobiliários, movimentando diversos setores econômicos do Estado.

A Buaiz Alimentos, a mais antiga empresa do grupo, nasceu em 1943, e é reconhecida nacionalmente graças ao Moinho Vitória e o Café Número Um. No moinho são dez silos de trigo e três intercélulas que são as junções entre os silos, que armazenam 10 mil e 500 toneladas de grãos. O processo de deslocamento, armazenagem, e processamento do trigo é todo feito dentro do moinho, no Centro de Vitória.

Os caminhos do trigo

O grão chega de navio da Argentina ou dos Estados Unidos, os maiores fornecedores nesse momento, é descarregado no Porto de Capuaba, transportados por caminhões até o Porto de Vitória onde fica armazenado num reservatório chamado moega. Dali os grãos passam por canos subterrâneos do Porto de Vitória até os silos do Moinho Vitória. Começa então o processo de pré limpeza do trigo e a armazenagem.

Ao chegar no moinho, os grãos de trigo passam por um longo processo de transformação e qualidade até virar a farinha, utilizada em pães e bolos Foto: Everton Nunes

Em seguida, o grão passa por um criterioso sistema de limpeza que vai retirar toda a sujeira, inclusive outros grãos que se misturam como a soja e o milho. O próximo processo passa pela trituração, pela peneira e classificação. Os grãos são criteriosamente avaliados por químicos e passam por analises de umidade, reológicas, extensografia, farinografia, e alveografia, que vão garantir a qualidade da farinha que é feito o pãozinho consumido todos os dias pelos capixabas. 

Clique aqui e veja mais fotos do processo de transformação do trigo na fábrica do moinho

Cerca de 70% de toda a fábrica é automatizada, e qualquer falha é imediatamente corrigida. Por dia são empacotadas 320 toneladas de produto final. Todo esse trabalho resulta nos produtos farinhas de trigo para a linha doméstica: Regina e Numero Um e da linha industrial: Pré Massa (pão francês, pão doce, pão integral) e a linha de farinhas especiais a Semolada Regina, a Beija Flor, a Vitória, a Aurora e também as específicas para Massa Fresca, Pastel, Salgado e Pizza.

A área industrial do Moinho Vitória é totalmente fechada, o que garante que nenhum material particulado seja lançado na atmosfera e nenhum ruído seja emitido. Além do Moinho, o Grupo Buaiz tem a fábrica de mistura para bolo Regina, a mais moderna fabrica da América Latina no segmento. Os produtos são enviados para todo o Estado, e para algumas regiões do Rio de Janeiro, Bahia, e Minas Gerais

Pontos moeda