Economia

Turismo religioso no Espírito Santo será reforçado, diz ministro

De acordo com o ministro, Anchieta será o principal município beneficiado. Segundo ele, a canonização do padre José de Anchieta deverá atrair número cada vez maior de visitantes à cidade

O ministro visitou o Espírito Santo nesta quarta-feira (15) Foto: Divulgação

O Espírito Santo deverá receber reforços do governo federal para o desenvolvimento do turismo religioso, segundo informou o ministro do Turismo, Vinícius Lages, nesta quarta-feira (15), durante visita ao Estado.

De acordo com o ministro, Anchieta será o principal município beneficiado. Segundo ele, com a canonização do padre José de Anchieta, realizada em abril deste ano, a cidade deverá atrair cada vez mais visitantes. “Certamente, o Espírito Santo será um novo destino para o turismo religioso. O que vamos fazer é investir na qualificação dos profissionais, para que os atrativos do Estado sejam mostrados e aproveitados da melhor forma possível”, explica.

Ele explicou que, inicialmente, serão desenvolvidas campanhas de divulgação dos atrativos. “Precisamos ampliar a visibilidade. Vamos investir em campanhas de promoção.Estamos reformulando todo o nosso plano de marketing, e isso também vai gerar resultados positivos para o Espírito Santo”, afirma.

Segundo Lages, projetos semelhantes também serão adotados na região Serrana do Estado, a fim de garantir a expansão do agroturismo local.

Na tarde desta quarta-feira (15), o ministro Vinicius Lages visitou a região das montanhas capixabas, À noite, ele participa de um jantar no Hotel Aroso, em Domingos Martins. 

Venda Nova do Imigrante recebe Seminário de Turismo Rural e Agroturismo 

A cidade de Anchieta será beneficiadas pelos projetos de desenvolvimento turístico Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (16), o município de Venda Nova do Imigrante será palco do Seminário de Turismo Rural e Agroturismo do Espírito Santo, que será realizado no Centro Cultural e Turístico do município. 

A secretária de Estado do Turismo Diomedes Maria Caliman Berger destaca que a realização deste evento é muito importante para o momento que o Espírito Santo vive do agroturismo. "O seminário é uma ótima oportunidade para os produtores da região apresentarem as potencialidades e vocações dos setores ligados ao agroturismo e ao turismo rural. Este será um espaço de debate sobre o tema, que abrirá espaço para que eles apresentem suas propostas, produtos e serviços. 

Pela manhã, Andrea Faria, coordenadora do segmento de Turismo Rural do Sebrae Nacional, vai ministrar a palestra Retrospectiva e Desafios do Turismo Rural e Agroturismo no Brasil. Também estão previstas as palestras Nota Fiscal Rural, com o supervisor de Educação Tributária da Sefaz Gilberto Campos, e Retrospectiva do Turismo Rural e Agroturismo no Espírito Santo, com o presidente executivo do Montanhas Capixabas Convention e Visitors Bureau, Leandro Carnielli.

Para finalizar a programação, alguns proprietários de estabelecimentos e pequenos produtores apresentarão Casos de Sucesso. Entre eles estão Rosangela Alcântara Oliveira, do Restaurante Rural Vovó Rosinha de Ibatiba; Aristeu Bridi, da Estância Pedra da Onça em Itarana; Vicente Ernesto Marques, da Fattoria Ter Bambini em Domingos Martins; Elvécio Falqueto, do Tio Vé em Venda Nova do Imigrante; e Sérgio Ronchi, do Sítio Ronchi em Pedra Azul.  O encerramento do Seminário está previsto para as 17h30. 

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e Conselho Estadual de Turismo (Contures), e conta com o apoio do Ministério do Turismo (MTur), Secretaria de Fazenda (Sefaz), Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Convention Bureau.

Serviço:

Seminário de Turismo Rural e Agroturismo do Espírito Santo 

Quinta-feira (16/10) - 8h30 às 17h30 - Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante (Rua João Paulo II, Vila Betânea).
08h30 - Credenciamento
08h45 - Abertura Oficial - Ministro de Estado do Turismo Vinicius Lages.
09h - Palestra: Retrospectiva e Desafios do Turismo Rural e Agroturismo no Brasil - Andrea Faria - Sebrae Nacional 
10h15 - Coffee-Break 
10h45 - Palestra - Cristiano Borges - Coordenador Geral de Estruturação de Destinos do Ministério do Turismo 
12h00 - Almoço (livre)
14h - Palestra: Nota Fiscal Rural  - Gilberto Campos - Secretaria de Estado da Fazenda/SEFAZ 
14h40 - Debate
15h - Coffee-Break 
15h30 - Palestra: Retrospectiva do Turismo Rural e Agroturismo no Estado do Espírito Santo - Leandro Carnielli - Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB) 
16h - Apresentação de Casos de Sucesso em Turismo Rural e Agroturismo no Espírito Santo 
Rosangela Alcântara Oliveira - Restaurante Rural Vovó Rosinha / Ibatiba
Aristeu Bridi - Estância Pedra da Onça / Itarana
Vicente Ernesto Marques - Fattoria Tre Bambini / Domingos Martins
IG do Socol - Venda Nova do Imigrante 
17h30 - Encerramento

Pontos moeda