Economia

Mamão e cenoura são os vilões da cesta básica do capixaba

Os produtos da cesta básica com preços estáveis são carne de frango, arroz tipo I, pó de café comum, laranja pera, farinha de trigo e açúcar refinado

O mamão foi o produto da cesta que registrou maior alta nos supermercados Foto: Divulgação

Em outubro, o valor da cesta básica da classe média capixaba registrou alta de 0,08% chegando a R$ 1.276,33. Em setembro o aumento médio registrado na cesta foi de 0,19%. A alta acumulada do índice em 12 meses está positiva em 7,17% e nos primeiros nove meses do ano a alta acumulada registrada na cesta básica da classe média está em 2,11%.

Em outubro, dos trinta itens pesquisados, doze produtos da cesta básica de alimentos da classe média capixaba tiveram aumento de preços, onze itens apresentaram recuo e sete produtos permaneceram com preços estáveis. 

As maiores altas de preços no mês foram registradas no mamão papaia (22,8%), cenoura comum (17%), batata inglesa (18,7%), limão branco comum (60,4%) e laranja pera (7,5%). 

Já os produtos que recuaram foram Leite integral em caixa (-5,5%), feijão preto tipo I (-2,5%), ovo branco de galinha (-10,2%), banana prata (-8,8%) e cebola branca (-10,8%).

Os produtos com preços estáveis são carne de frango, arroz tipo I, pó de café comum, laranja pera, farinha de trigo e açúcar refinado. 

Conforme estudo elaborado pelo Núcleo de Pesquisas da Empresa Júnior da Faculdade Doctum de Vitória, se o consumidor pesquisasse os menores preços em outubro entre as redes de supermercados selecionadas para a pesquisa compraria uma cesta de alimentos por R$ 1.033,66, assim, ele economizaria R$ 242,67 no mês, ou seja, 19% em relação ao preço médio apurado para a cesta de alimentos. Em 12 meses, a economia estimada ficaria em torno de R$ 2.912,00. 

A renda média estimada para uma família padrão da classe média na Grande Vitória, que estaria em torno de R$ 5.062,81 em outubro, equivalente a 7 salários mínimos de vigência nacional.   

A 93ª edição da pesquisa da cesta básica da classe média foi realizada em 30 lojas de redes de supermercados da Região Metropolitana da Grande Vitória sob a supervisão do Coordenador de Extensão da Rede de Ensino Doctum, Professor Paulo Cezar Ribeiro.

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