Economia

Reforma da Ponte Seca em Vitória pode chegar a R$ 3,7 milhões

A empresa de arquitetura ou engenharia que apresentar o menor preço para a intervenção será a vencedora. O valor da proposta tem que ser inferior a R$ 3.791.607,48

A Ponte Seca foi construída na década de 20 Foto: Divulgação/Prefeitura

A Ponte Seca, equipamento histórico tombado como patrimônio estadual na Vila Rubim, em breve será restaurada e ganhará iluminação especial. A licitação da obra acontece no dia 18 de dezembro. Se não houver recursos, a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, espera assinar a ordem de serviço ainda este ano.

A empresa de arquitetura ou engenharia que apresentar o menor preço para a intervenção será a vencedora. O valor da proposta tem que ser inferior a R$ 3.791.607,48. Além do restauro da estrutura em aço, a empresa terá que fazer nova pavimentação, drenagem e iluminação cênica em 180 dias. Em uma fase anterior, o município investiu R$ 256 mil na contratação dos projetos executivos.

A Ponte Seca, que foi construída na década de 20, tem 65 metros de comprimento e pesa 346 toneladas. As peças foram fabricadas na Alemanha e trazidas de navio para o Brasil. Desde então está ativa para o tráfego de veículos e pedestres. Durante cinco décadas, funcionou como a única ligação entre a ilha de Vitória, Vila Velha e Cariacica.

"A Ponte Seca é um equipamento histórico. Tivemos dificuldade em encontrar uma empresa no Brasil especializada que pudesse fazer o projeto do restauro. Após a intervenção, temos interesse em aposentar o equipamento para o tráfego de carros e tornar a ponte um espaço de contemplação para os pedestres. A ideia é que se torne um cartão-postal da cidade e valorize a Vila Rubim. Para nós, é uma obra significativa para a revitalização da região", disse Lenise.

Os recursos para a realização da obra foram repassados pelo Governo do Estado, em convênio assinado em julho deste ano.

História

Após as obras, Ponte Seca será fechada para o tráfego de veículos e se transformará em um espaço de contemplação para pedestres
Com a ampliação do Porto de Vitória, no início do século passado, a região da Vila Rubim passou por sua primeira grande intervenção com a construção, no governo de Florentino Avidos (1924-1928), do conjunto formado pelas "Cinco Pontes" e "Ponte Seca".

Elas foram projetadas em decorrência da conformação da ilha de Vitória, já que se fazia necessária a ligação com o município de Vila Velha passando pela Ilha do Príncipe. Dessa forma, foram utilizados cinco vãos entre a Ilha do Príncipe e o continente sul e ainda um único vão fazendo a ligação com a ilha de Vitória.

A Ponte Seca possui extensão de 65m, exatamente igual a cada um dos cinco módulos da Ponte Florentino Avidos, popularmente conhecida como "Cinco Pontes". Feitas em estrutura metálica, ambas foram fabricadas na Alemanha e transportadas para o Brasil no final da década de 20.

Tombadas pelo Conselho Estadual de Cultura em 1986, as pontes são consideradas monumentos a serem preservados por sua importância histórica, social, econômica e paisagística para todo o Estado.

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