Economia

Dirigentes do Fed já discutem momento e ritmo do aperto monetário, revela ata

Redação Folha Vitória

Nova York - Os dirigentes do Federal Reserve norte-americano tiveram em janeiro discussões mais detalhadas sobre o momento de começar a elevar as taxas de juro e o ritmo do aperto monetário, mas não chegaram a um acordo sobre um plano específico. É o que mostra a ata da reunião do Comitê de Mercado Aberto do Fed (Fomc) realizada em 27 e 28 de janeiro.

Como parte dessas discussões, os técnicos do Fed fizeram uma apresentação no qual detalhavam os prós e contras de adiar o aperto monetário e de apressá-lo. Sem revelar a escala de tempo em detalhes, os dirigentes do Fed disseram que uma demora poderia levar a uma aceleração da inflação ou a riscos à estabilidade financeira, enquanto apressar poderia prejudicar a recuperação econômica. Durante a discussão, muitos participantes disseram estar inclinados a esperar, embora alguns tenham notado que o Fed já esperou bastante "e que poderia ser apropriado começar a firmar a política monetária no curto prazo".

Os dirigentes do Fed também tiveram uma discussão acalorada sobre como remover do comunicado do Fomc a promessa de que serão "pacientes" antes de passar a elevar as taxas de juro. A presidente do Fed, Janet Yellen, já declarou que enquanto a promessa de ser paciente estiver incluída no comunicado, a instituição não deverá apertar a política nas duas reuniões seguintes.

"Alguns dirigentes manifestaram a preocupação de que os mercados financeiros possam reagir exageradamente, resultando em condições financeiras indesejavelmente apertadas", diz a ata.

O documento sugere que os dirigentes do Fed entraram em um novo período de debates e planejamento para começar a elevar as taxas de juro mais tarde neste ano, mas ele não indica claramente que os participantes da reunião chegaram a um acordo sobre um cronograma, sobre quão rapidamente as taxas de juro vão subir ou sobre qual é a melhor maneira de comunicar seus planos ao público.

O cenário econômico é um desafio: a inflação está abaixo da meta do Fed, de 2%, e a economia global está mostrando debilidade - acontecimentos que os participantes da reunião discutiram extensivamente. Ao mesmo tempo, o mercado de mão de obra nos EUA está melhorando e os dirigentes do Fed acreditam que a capacidade ociosa na economia está diminuindo.

A ata também mostra discussões detalhadas sobre a mecânica das elevações das taxas de juro. Entre as considerações relatadas está a ideia de expandir o programa de recompra reversa de títulos (reverse repos), pelo qual o Fed administra os juros. "A maioria dos participantes da reunião indicou que um teto elevado para as operações de reverse repo pode ser apropriado para apoiar a implementação da política no momento do início do aperto monetário", diz a ata. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda