Economia

Município de Pancas será fiscalizado pela Controladoria Geral da União em 2015

Sorteio das 60 cidades que participarão do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos em 2015 foi realizado nesta segunda-feira (2) na sede da CGU

CGU sorteou o município de Pancas para participar de Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos Foto: Divulgação

A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou, nesta segunda-feira (2), os 60 municípios com até 100 mil habitantes que serão fiscalizados quanto à aplicação dos recursos federais destinados à execução de programas do governo; bem como apurar as denúncias e representações enviadas à CGU relativas às cidades sorteadas.

Dentre os municípios selecionados está o de Pancas, no Norte do Espírito Santo. A cidade possui 21.548 habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os outros 59 municípios estão em outros 21 Estados brasileiros. Veja a lista completa. 

A iniciativa faz parte da 40ª edição do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos, que busca conferir maior transparência e visibilidade à gestão governamental, a fim de assegurar a correta aplicação dinheiro público, em benefício da sociedade, de modo a inibir e combater a corrupção e fomentar o controle social.

Desde 2003, já foram fiscalizados 2.144 municípios. As ações de controle já analisaram R$ 21 bilhões transferidos pelo Governo Federal. Entre os problemas identificados pela CGU, com maior frequência, estão: fraudes em processos licitatórios; falta de medicamentos; condições inadequadas de armazenagem de alimentos destinados à merenda escolar; superfaturamento de preços; e pagamento por serviços não realizados.

Os relatórios contendo os resultados dos sorteios são publicados no site da CGU, após serem devidamente encaminhados aos Ministérios gestores das políticas públicas, possibilitando a adoção de providências para a correção das irregularidades verificadas.

Pontos moeda