Economia

Preços no setor de serviços ajudaram a frear consumo em 2014, diz Fecomércio-RJ

Redação Folha Vitória

Rio - O avanço dos preços no setor de serviços contribuiu para levar os consumidores a puxar o freio ao longo de 2014, o que resultou no avanço de 6% na receita nominal de serviços (sem descontar inflação) no ano passado, avalia a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ).

Segundo a instituição, itens como a alimentação fora do domicílio tiveram aumentos na casa dos 10% no ano passado e acabaram pesando na decisão das famílias, que tentam agora economizar.

"Numa conjuntura desfavorável, com encarecimento do custo de vida, juros em elevação, mercado de trabalho em desaceleração e confiança em baixa, o consumidor se mostrou mais seletivo no consumo em geral", comentou a entidade.

"Alguns serviços foram mais impactados do que outros. É que uma parcela de brasileiros substituiu ligações pelo celular por troca de mensagens pela Internet, enquanto outra decidiu fazer por conta própria serviços até então contratados."

Os efeitos das mudanças na condução da política econômica e a retomada gradual da confiança, porém, podem recolocar os serviços em uma rota de crescimento mais vigoroso, diz a Fecomércio-RJ. A entidade atenta para o grande potencial latente em termos de consumo, principalmente entre as classes mais baixas. Segundo a instituição, o momento da virada é aguardado para 2016.

Pontos moeda