Economia

Procon capixaba de olho em corte da franquia de internet pelo aparelho celular

uitos usuários têm se queixado do corte indevido na franquia de internet nas redes sociais. Antes o pacote de dados que era reduzido, agora é cortado

Clientes estão insatisfeitos com operadoras de celular Foto: ​TV Vitória

Usar o pacote de dados pelo celular tem sido uma tarefa complicada para algumas pessoas. Muitos usuários têm se queixado do corte indevido na franquia de internet nas redes sociais. Antes o pacote de dados que era reduzido, agora é cortado, obrigando as pessoas a contratarem novos serviços para manter a conexão.

A estudante Eliza Diniz, usa a internet pelo smartphone para acessar as redes sociais e conversar com os amigos por aplicativos. Mas com o novo método de cobrança de pacotes de internet das operadoras, ela só entra na rede quando está no wi-fi.

“Antigamente você conseguia falar bastante no Whatsapp mandar mensagem e compartilhar vídeo. Agora chega a mensagem que sua internet foi reduzida, no mesmo dia que recarregou”, falou a universitária.

Outras pessoas reclamam do mesmo problema, até mesmo quando o serviço não está sendo usado. Um cliente reclamou que teve seu pacote cortado mesmo quando estava usando o wi-fi e desligado o pacote móvel. Outra disse que teria gastado mais de R$ 200,00 em 15 dias para recarregar o aparelho.

E a insatisfação do clientes já chegou ao Procon, de janeiro até agora o órgão estadual de defesa do consumidor já registrou 1207 reclamações contra serviços de telefonia móvel. As queixas comparadas ao ano passado cresceram 25%, que podem ser atribuídas ao problema do corte da internet. O problema é nacional e todas as operadoras têm recebido reclamações, que devem ser discutidas com o Ministério das Telecomunicações em breve. 

Para Rodrigo Cristello, gerente de fiscalização do Procon Estadual, há indícios inclusive de propaganda enganosa. “É um problema nacional todas as grandes operadoras já tiveram indícios de que fazem essa interrupção de internet. Por isso é importante a participação de Procons municipais e estaduais, que devem mandar informações para um relatório geral. O consumidor tem expectativa que ia ter o serviço reduzido e o que acontece é a interrupção, a publicidade está enganando o consumidor”, afirmou Cristello.

Questionadas sobre o problema as operadoras se manifestaram por meio de notas, a Claro informou que a empresa atua com a redução de velocidade ao término do pacote de dados o que pode causar uma percepção negativa do serviço. A Vivo disse que está ajustando seus pacotes de internet móvel pré-paga e controle, e que os clientes recebem um SMS quando o consumo atinge 80% da franquia contratada e outro no momento em que ela acaba. A OI afirma que a prática de bloqueio de navegação após o consumo da franquia é usual em vários países do mundo, mas a empresa acrescentou que  aumentou a franquia dos seus pacotes semanais e mensais. A TIM não se pronunciou.

Assista à reportagem na íntegra:

Pontos moeda