Economia

Ministro vem ao Espírito Santo para primeira audiência pública do país sobre ferrovias

A obra a ser debatida é a da ferrovia que Rio-Vitória, empreendimento anunciado pela presidente Dilma no último dia 9 de junho - dentro do Programa de Investimentos em Logística (PIL)

Ministro é esperado na primeira audiência pública a ser debatida no ES Foto: Estadão Conteúdo

A primeira audiência pública do país para discutir as obras incluídas no pacote de concessões do governo federal será no Espírito Santo e está marcada para esta sexta-feira (3), na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, das 9 horas às 13 horas, com participação do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues e do presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos.

Segundo informações do Ministério dos Transportes, o representante da pasta chegará na capital no dia da audiência.

A obra a ser debatida é a da ferrovia que vai ligar Grande Vitória ao Rio de Janeiro, empreendimento anunciado pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 9 de junho - dentro do Programa de Investimentos em Logística (PIL) - e que vai atravessar 25 municípios, sendo 10 capixabas: Presidente Kennedy, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Piúma, Iconha, Anchieta, Guarapari, Vila Velha, Viana e Cariacica.

O ramal ferroviário vai fazer a ligação do porto do Rio de Janeiro ao porto de Vitória e Tubarão, passando pelos terminais privados de Espírito Santo e do estado do Rio. A obra do trecho ferroviário tem 577,7 quilômetros de extensão e investimento estimado de R$ 7,8 bilhões.

O traçado referencial, que atravessa os 25 municípios, foi concebido em bitola larga e mista, um modelo moderno, com rampa máxima de 1% em ambos os sentidos.

Significa, segundo a ANTT, um traçado que evita conflitos ambientais e minimiza conflitos socioeconômicos. A ferrovia proposta se conecta com a malha concedida à MRS logística S.A, no município de Nova Iguaçu, no Rio; e à estrada de ferro Vitória-Minas, concedida à Vale, em Cariacica.

Além do Estado, haverá sessões públicas presenciais sobre a ferrovia no Rio de Janeiro, dia 10 de julho; em Campo dos Goytacases (RJ), dia 17; e em Brasília, no dia 28.

Os 25 municípios cortados pela ferrovia:

- No Rio de Janeiro: Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Itaboraí, Guapimirim, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. 

- No Espírito Santo: Presidente Kennedy, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Piúma, Iconha, Anchieta, Guarapari, Vila Velha, Viana e Cariacica.

Serviço:

09:00 – 09:30 - Credenciamento dos presentes, identificação e inscrição para manifestação oral;
09:30 – 09:40 - Abertura e formação da Mesa de Autoridades
09:40 – 10:00 - Pronunciamentos das autoridades
10:00 – 10:10 -  Formação da Mesa técnica
10:10 – 10:30 - Apresentação da proposta
10:30 – 10:45 - Intervalo para recebimento de manifestações por escrito durante a sessão presencial;
10:45 – 11:00 - Registro de manifestações por escrito – encaminhadas previamente e recebidas durante a sessão presencial
11:00 – 13:00 - Pronunciamento dos inscritos, por ordem de inscrição
13:00 - Encerramento da sessão pública

Pontos moeda