Economia

Na contramão da crise, Vila Velha tem recorde de abertura de empresas em 2015

De janeiro a junho deste ano, a Prefeitura emitiu mais de 1,7 mil alvarás de funcionamento para empresas, número alcançado pela última vez em 2008

Número de empresas abertas no 1º semestre em Vila Velha é o maior em sete anos Foto: Divulgação

“A crise ainda não é uma realidade em Vila Velha”. A afirmação é da coordenadora do Centro do Empreendedor do município, Andressa Yamoto. Isso porque de janeiro a junho deste ano, a Prefeitura emitiu mais de 1,7 mil alvarás de funcionamento para empresas, com pelo menos 300 concessões mensais, média alcançada pela última vez em 2008.

De acordo com a coordenadora, a maior parte dessas empresas é de prestação de serviços e de comércio de roupas e assessórios. O número de empresas fechadas no município, segundo informações da Junta Comercial de Vila Velha, é de menos de 1%.

“Bairros como o Centro e a Praia da Costa apresentaram um grande crescimento em número de empresas, especialmente as lojas. Entretanto, as empresas abertas nos bairros Terra Vermelha e Araçás, por exemplo, são maiores e geram mais empregos”.

O número de postos de trabalho, segundo Yamoto, varia entre 8,5 mil e 17 mil, apenas nas empresas que tiveram alvarás concedidos nos meses entre janeiro e junho.  

Pontos moeda