Economia

Bancários do Espirito Santo temem demissão após Bradesco comprar HSBC

Assunto foi debatido entre mais de 600 delegados que se reuniram na Conferência Nacional dos Bancários, realizada no último fim de semana em São Paulo

Mais de 140 capixabas trabalham em agências do HSBC no ES Foto: R7

O fim das operações do banco HSBC no Brasil foi uma das pautas da Conferência Nacional dos Bancários, realizada no último fim de semana em São Paulo e que contou com 667 delegados de todos os sindicatos estaduais brasileiros. No Estado, a transação já gera medo de demissões. 

O setor bancário se reúne nesta terça-feira (4) com o Bradesco para pedir a manutenção dos empregos e direitos dos trabalhadores após a compra do HSBC ser anunciada pelo banco nesta segunda-feira (3).

“As experiências de incorporação no Brasil mostraram uma consequente onda de demissões. Agências dos dois bancos que viraram um localizadas próximas uma da outra não são mantidas, sempre uma delas acaba fechando suas portas, deixando bancários e bancárias sem emprego. É contra isso que os sindicatos irão lutar”, informou o coordenador do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, Jessé Alvarenga.

No Estado, o banco que foi comprado possui 148 profissionais trabalhando em suas agências. Em todo o Brasil, o número de colaboradores chega a 20 mil; 40% deles atuam na cidade sede do HSBC no país, Curitiba.

Pontos moeda