E-commerce expande e conquista consumidores
Para entender as vantagens e desafios do comércio virtual, fomos conversar com uma empresa referência nacional no ramo, a Wine, atualmente o terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo
Comodidade, várias possibilidades de pagamento, não precisa gastar gasolina nem ficar procurando vagas de estacionamento, tampouco enfrentar filas... As vantagens de comprar pela internet são muitas, é por isso que o número de consumidores que realizam compras pela internet aumenta a cada ano e o consumidor passou a ter menos medo de adquirir produtos e serviços on-line. E o cliente vai mais além: ele não apenas espera receber as informações no seu e-mail, mas pesquisa e busca as melhores promoções, compara preços e produtos e participa de todo o processo de compra.
Segundo os dados do site E-bit, no Brasil 17,6 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online no primeiro semestre de 2015. O comércio online, ou e-commerce, ganhou seu espaço na preferência do consumidor e algumas empresas optam por investir apenas nesse nicho. É o caso da Wine, atualmente o terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo. O projeto começou em uma casa em Vila Velha, em 2008, e, segundo Rogerio Salume, CEO da Wine, a ideia sempre foi vender pela internet.
“A wine.com.br nasceu do sonho de democratizar o mundo do vinho, sempre acreditei que poderíamos vender vinhos pela internet. Parti do princípio que as pessoas queriam um algo a mais, um serviço diferenciado, descomplicado e verdadeiro. A empresa é pautada em pessoas, os Wineanos (como chamamos nossos colaboradores), e tenho como certeza de que eles são o fator decisivo no sucesso da w. Neste mês completamos sete anos de existência. Iniciamos as nossas operações em novembro de 2008 e hoje somos o terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo”.
O projeto foi audacioso, já que em 2008 o acesso à banda larga, segundo dados do Cetic, órgão vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, era pequeno: somente 55,9 milhões de pessoas tinham acesso à internet no País e apenas 18% das casas no Brasil tinha internet. “Hoje vemos que esse cenário mudou e cada dia mais as pessoas têm acesso à internet, o que incentiva o mercado online de forma substancial. O mercado continua em constante desenvolvimento, assim como o mercado de vinhos. O País ainda tem um grande potencial... Para se ter uma ideia, o consumo do vinho aqui é de 1,8 -2,0 litros por habitante/ano. E em países como os Estados Unidos, é de 7,0 a 9,0 litros por habitante/ano. Portanto, ainda temos muito o que trabalhar no Brasil”, afirma Rogerio.
Apesar dos números positivos, o e-commerce ainda enfrenta desafios. O setor exige muitos cuidados, já que a abrangência do negócio tende a ser muito grande, especialmente ao se considerar a logística, já que o Brasil possui um vasto território.
“Como o Brasil tem uma extensão continental, o caso tem que ser tratado com extrema seriedade e máximo de importância na empresa. Primeiro ponto é a localização do centro de distribuição. Onde ficará? É de fácil acesso? O armazenamento será de forma inteligente? Será automatizado? Outro ponto muito importante a ser considerado é a preparação dos pedidos para entrega. O investimento em tecnologia, bem como treinamento constante dos colaboradores é essencial. Um pedido enviado errado causa um transtorno imenso se pensarmos no processo como um todo: retorno do produto, nova remessa, custo de frete. Isso sem falar no mais importante, a frustração do cliente”, explica o CEO da Wine.