Economia

E-commerce expande e conquista consumidores

Para entender as vantagens e desafios do comércio virtual, fomos conversar com uma empresa referência nacional no ramo, a Wine, atualmente o terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo

A Wine,atualmente, é o terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo.  Foto: ​Divulgação

Comodidade, várias possibilidades de pagamento, não precisa gastar gasolina nem ficar procurando vagas de estacionamento, tampouco enfrentar filas... As vantagens de comprar pela internet são muitas, é por isso que o número de consumidores que realizam compras pela internet aumenta a cada ano e o consumidor passou a ter menos medo de adquirir produtos e serviços on-line. E o cliente vai mais além: ele não apenas espera receber as informações no seu e-mail, mas pesquisa e busca as melhores promoções, compara preços e produtos e participa de todo o processo de compra.

Segundo os dados do site E-bit, no Brasil 17,6 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online no primeiro semestre de 2015. O comércio online, ou e-commerce, ganhou seu espaço na preferência do consumidor e algumas empresas optam por investir apenas nesse nicho. É o caso da Wine, atualmente o terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo. O projeto começou em uma casa em Vila Velha, em 2008, e, segundo Rogerio Salume, CEO da Wine, a ideia sempre foi vender pela internet.

“A wine.com.br nasceu do sonho de democratizar o mundo do vinho, sempre acreditei que poderíamos vender vinhos pela internet. Parti do princípio que as pessoas queriam um algo a mais, um serviço diferenciado, descomplicado e verdadeiro. A empresa é pautada em pessoas, os Wineanos (como chamamos nossos colaboradores), e tenho como certeza de que eles são o fator decisivo no sucesso da w. Neste mês completamos sete anos de existência. Iniciamos as nossas operações em novembro de 2008 e hoje somos o terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo”.

O projeto foi audacioso, já que em 2008 o acesso à banda larga, segundo dados do Cetic, órgão vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, era pequeno: somente 55,9 milhões de pessoas tinham acesso à internet no País e apenas 18% das casas no Brasil tinha internet. “Hoje vemos que esse cenário mudou e cada dia mais as pessoas têm acesso à internet, o que incentiva o mercado online de forma substancial. O mercado continua em constante desenvolvimento, assim como o mercado de vinhos. O País ainda tem um grande potencial... Para se ter uma ideia, o consumo do vinho aqui é de 1,8 -2,0 litros por habitante/ano. E em países como os Estados Unidos, é de 7,0 a 9,0 litros por habitante/ano. Portanto, ainda temos muito o que trabalhar no Brasil”, afirma Rogerio.

Apesar dos números positivos, o e-commerce ainda enfrenta desafios. O setor exige muitos cuidados, já que a abrangência do negócio tende a ser muito grande, especialmente ao se considerar a logística, já que o Brasil possui um vasto território.

“Como o Brasil tem uma extensão continental, o caso tem que ser tratado com extrema seriedade e máximo de importância na empresa. Primeiro ponto é a localização do centro de distribuição. Onde ficará? É de fácil acesso? O armazenamento será de forma inteligente? Será automatizado? Outro ponto muito importante a ser considerado é a preparação dos pedidos para entrega. O investimento em tecnologia, bem como treinamento constante dos colaboradores é essencial. Um pedido enviado errado causa um transtorno imenso se pensarmos no processo como um todo: retorno do produto, nova remessa, custo de frete. Isso sem falar no mais importante, a frustração do cliente”, explica o CEO da Wine.

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