Economia

Emprego industrial recua 2,4% no 3º trimestre ante o 2º trimestre, diz IBGE

Redação Folha Vitória

Rio - O emprego na indústria recuou 2,4% no terceiro trimestre de 2015 em relação aos três meses imediatamente anteriores, na série com ajuste sazonal, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da 11ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de confronto. No período, o emprego industrial já acumula perda de 11,2%.

Já na comparação com o terceiro trimestre de 2014, o emprego industrial encolheu 6,8%, intensificando o ritmo de queda observado entre abril e junho deste ano, quando a perda foi de 5,9% ante igual período do ano passado.

Em setembro, o emprego industrial caiu 0,7% ante agosto, na série com ajuste sazonal. Com o resultado, o nível de emprego atingiu o pior patamar da série, iniciada em dezembro de 2000. O IBGE, porém, não divulga resultados em termos de número absoluto de vagas.

Já na comparação com setembro de 2014, o emprego industrial apontou queda de 7,0% em setembro deste ano. Trata-se do 48º resultado negativo consecutivo e a maior queda já registrada na série histórica da Pesquisa Industrial Mensal - Emprego e Salário (Pimes), iniciada em dezembro de 2000.

Pontos moeda