Economia

Cores primárias comandam as decorações

Os mais ousados, por exemplo, podem optar por tê-las em conjunto, em alusão a obras do holandês Piet Mondrian, que combinava os tons contrastantes em quadros no começo do século XX.

Foto: Divulgação

Responsáveis pela enorme gama de tons existentes na cartela, as cores primárias tornaram-se curingas na hora de decorar. Representadas pelo vermelho, azul e amarelo, elas podem ser harmonizadas de diversas formas, transmitindo alegria e modernidade. De acordo com Adriana Ferreira, Arquiteta e Gerente de Projeto na Santa Irreverência, “as cores primárias podem ser utilizadas em qualquer ambiente, desde que da maneira correta e com devida atenção para onde e como serão aplicadas”.

Os mais ousados, por exemplo, podem optar por tê-las em conjunto, em alusão a obras do holandês Piet Mondrian, que combinava os tons contrastantes em quadros no começo do século XX. Para os mais tradicionais, a sugestão é aplicá-las em pontos específicos, com o objetivo de quebrar a neutralidade. O designer de interiores Ricardo Lopez, pontua que utilizar as cores vivas em detalhes agrega um charme especial no projeto. “O amarelo, por exemplo, é ótimo para trazer vida nova aos espaços e tem aparecido com bastante frequência em composições dos mais variados estilos. É ideal para quem quer ter um ambiente alegre e iluminado”, afirma.

Uma boa dica para quem quer investir na cor sem deixar de lado a sofisticação é escolher um granito nesses tons. De acordo com Renata Malenza, diretora de marketing da Brasigran, as cores marcantes e puras trazem singularidade a decoração. “As pedras em tons fortes possuem um brilho único e podem ser combinadas com outros materiais como madeira, vidros ou até mesmo, outras cores de rochas”, completa.

O Azul
A bancada Blue Safira da Brasigran se destaca no ambiente decorado com peças em inox.

Vermelho
O neutro bege da sala de estar é quebrado pelos detalhes em vermelho.

Amarelo
A bancada revestida em quartzo amarelo, contrastou com a cor escura dos armários, criando um ponto de luz no projeto de Ricardo Lopez.
No projeto da Santa Irreverência, a parede amarela destaca os quadros com fotografias em preto e branco.

Pontos moeda