Economia

Governo vai pagar primeira parcela do 13º de aposentados em agosto

Pagamentos vão de 25 de agosto a 8 de setembro. A segunda parcela será paga a partir de 24 de novembro. No ano passado, em virtude da crise, o governo da adiou o pagamento

Os aposentados recebem a primeira parcela em agosto Foto: Agência Brasil

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, informou na tarde da última terça-feira (28) que o governo vai retomar o calendário de pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas que recebem pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Com isso, a primeira parcela do benefício começará a ser paga no dia 25 de agosto. No ano passado, em virtude da crise, o governo da presidente afastada Dilma Rousseff adiou o pagamento da primeira parcela do 13º salário de agosto para setembro.

O anúncio foi feito por Padilha após reunião com o grupo de trabalho que discute alternativas para a reforma da Previdência, no Palácio do Planalto.

Horas mais tarde, a Secretaria da Previdência Social emitiu nota informando que a media irá beneficiar 28 milhões de pessoas. O pagamento será feito juntamente com os benefícios da folha mensal.

Tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do Abono Anual será proporcional ao período recebido.

Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao Abono Anual.

O pagamento começará no mês de agosto para aqueles que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Quem ganha acima do mínimo começa a receber a partir do dia 1º de setembro. Os depósitos seguem até o dia 8 de setembro.

A segunda parte do abono será creditada na folha de novembro e o desconto do Imposto de Renda, se for o caso, incidirá somente sobre a segunda parcela.

Pontos moeda