Economia

Vantagens e desvantagens de receber restituição no 1º lote do Imposto de Renda

Contador explica no que saem ganhando ou perdendo os contribuintes que receberam dinheiro do primeiro lote do Imposto de Renda da Receita Federal

Foto: Divulgação

A Receita Federal liberou nesta quarta-feira (15) o primeiro lote do Imposto de Renda para Pessoa Física, prioritário para idosos, pessoas com alguma deficiência ou que fizeram a declaração logo no início do processo. Por esse motivo, o Folha Vitória procurou saber com um especialista quais as vantagens e as desvantagens de estar incluído nesse grupo.

De acordo com o contador e mestre em Finanças Renato Ferron, os primeiros a receberem a restituição da Receita saem em desvantagem no quesito rendimento, que será menor. Levando em conta a taxa Selic, a Receita só incidiu sobre as primeiras restituições um acréscimo de 2,11%. Já para os que irão receber nas demais datas, esse rendimento irá crescer cerca de 1,1% a cada mês.

A vantagem seria para quem tem dívidas. "Quem está devendo e foi restituído agora no primeiro lote deve usar a restituição para quitar a dívida, ou abatê-la ao máximo possível, já que a taxa de juros do mercado em produtos como cheque-especial e cartões de crédito é bem superior ao rendimento que a pessoa teria se recebesse em lotes posteriores", explicou Ferron.

Já a dica do contador para quem recebeu o valor da Receita, mas não tem destinação específica, é investir. "Quem não tem destinação específica para

Renato Ferron Foto: Arquivo Pessoal

esse valor, como dívidas ou necessidade de adquirir algum bem, deve aplicar esse dinheiro. Uma boa modalidade é o Tesouro Direto, que é seguro por ter o governo como garantidor", disse.

As próximas datas para pagamento da restituição do Imposto de Renda são 15 de julho, 15 de agosto, 15 de setembro, 17 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o telefone 146. O órgão disponibiliza ainda aplicativo que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.

Se o contribuinte tiver dúvida sobre a situação da declaração poderá consultar o Serviço Virtual de Atendimento (e-CAC) na página da Receita, onde é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. No caso de identificação de algum problema, a Receita recomenda a entrega de uma declaração retificadora.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001, para capitais, ou 0800-729-0001, para demais localidades. O telefone exclusivo para deficientes auditivos é o 0800-729-0088.

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