Economia

Justiça determina novas licitações para que empresas operem no Porto de Vitória

Antaq terá 30 dias para realizar novas concorrências para explorar as áreas e instalações não só no porto capixaba, mas em todos os terminais portuários do país

A medida suspende regras que dão direito às companhias de explorarem o complexo portuário sem ter participado de concorrências Foto: Divulgação

A Justiça determinou que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realize novas licitações para explorar as áreas e instalações dentro do Porto de Vitória, no prazo de 30 dias. Segundo recurso requerido pelo Ministério Público Federal, a medida será realizada em todo o país.

A medida suspende regras que dão direito às companhias de explorarem o complexo portuário sem que tenham participado de concorrências, por meio de contratos temporários.

Segundo o MPF, desde 2011, com a publicação da Resolução 2240 pela Antaq, parte da exploração da atividade portuária estava sendo executada a pretexto de “uso temporário”, figura não prevista na lei dos portos e que foi declarada nula pela sentença judicial, bem como a seleção simplificada de empresas para atuação nessas áreas administradas pela União.

Por nota, a assessoria da Antaq informou que ainda não foi formalmente notificada e que quando isso acontecer, tomará as providências cabíveis.

Pontos moeda