Economia

Reunião com ministros discute seca no ES e dívidas dos agricultores

Ainda de acordo com o ministro haverá critério para atender áreas com maiores prejuízos e uma a proposta de renegociação das dívidas será avaliada pela equipe

A seca no Espírito Santo já dura três anos Foto: TV Vitória

Parlamentares, representantes do setor produtivo e do governo capixaba foram recebidos pelo ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) na terça-feira (16), em Brasília. Eles pediram a renegociação das dívidas dos produtores do Espírito Santo.

Por causa da seca dos últimos três anos, os agricultores vêm enfrentando quebras de safra e os municípios capixabas perderam em média 40% da produção de café.

“O Ministério da Agricultura se empenhará no pedido do setor. Vamos defender a renegociação das dívidas junto aos ministérios da Fazenda e do Planejamento para que a gente possa ter a aprovação do Conselho Monetário Nacional”, afirmou Maggi.

Ainda de acordo com o ministro, haverá critério para atender áreas com maiores prejuízos e uma a proposta de renegociação das dívidas será avaliada pela equipe técnica do Ministério da Agricultura e deverá ser encaminhada ao Conselho Monetário Nacional ainda este mês.

O encontro aconteceu na terça-feira Foto: Divulgação/Governo - Carlos Silva/Mapa

Além dos capixabas, o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, informou que também será incluída a renegociação de dívidas dos agricultores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que também foi atingida pela estiagem.

O senador capixaba Ricardo Ferraço (PSDB/ES) participou da reunião e ressaltou que a agropecuária tem alavancado a economia do país, apesar de ser uma atividade vulnerável às adversidades climáticas. Segundo ele, a seca no Espírito Santo é a maior dos últimos 80 anos.

A audiência também contou com participação da senadora Rose de Freitas (PMDB/ES), o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e o secretário adjunto de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Fazenda, Ivandré da Silva.

Quem também participou do encontro foi o diretor presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Marcelo Suzart. Em entrevista ao programa Fala Manhã, da TV Vitória/Rede Record, Suzart comentou os aspectos discutidos na reunião.

Veja a matéria completa:

Pontos moeda