Economia

Comércio capixaba aposta em parcelamento e rodadas de negociação para alavancar vendas na Black Friday deste ano

A maratona de descontos dura 24 horas, com preços que podem mudar a qualquer momento. Por isso, consumidores e comerciantes costumam se preparar com antecedência

A Black Friday acontece no dia 25 de novembro Foto: Divulgação

Todo mundo gosta da sexta-feira, mas quando ela vem acompanhada de várias liquidações é melhor ainda! A Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro, é uma sexta toda dedicada à promoções. Lojas de roupas, eletrodomésticos, calçados e de vários outros ramos, colocam o estoque parcialmente em oferta, com preço acessíveis e muitas vezes bem abaixo do normal. 

Por conta disso, alguns consumidores que querem economizar não se importam de esperar um pouquinho para comprar o que desejam. Outros, para garantir o preço baixo, já aproveitam os descontos e antecipam as compras de fim de ano. 

A maratona de descontos dura 24 horas, com preços que podem mudar a qualquer momento. Neste ano, apesar da crise financeira, as expectativas para as vendas da Black Friday no Espírito Santo são boas. De acordo com o diretor da Fecomércio-ES, José Carlos Bergamim, a data é muito atrativa para o consumidor por ser próxima ao Natal. Segundo ele,  os calendários promocionais com grandes liquidações é uma oportunidade para o comércio se reerguer. 

“Quando operamos em um ambiente de muita retração, como o presente, aproveitamos muito os calendários promocionais tradicionais do Brasil, assim como eventos criados, como as grandes liquidações, por exemplo. A Black Friday é muito importante para o varejo brasileiro e atrativa para o consumidor, pois é próxima ao Natal. É o momento que o comércio investe muito em estoque para dezembro, se organiza e cria campanhas promocionais”, explica. 

Sabendo das dificuldades e da queda no poder de compra dos consumidores provocada pela crise, ele afirma que está sendo realizado um trabalho para tornar a promoção mais atrativa e acessível. 

“O comércio está apostando muito na oportunidade de amenizar suas dificuldades fazendo compras, negociando e trabalhando para tornar a promoção mais acessível e atrativa possível. Então, vamos parcelar as compras, dispensar juros e promover grandes rodadas de negociações para que os clientes voltem a consumir”, contou.  

A expectativa para a data é de um crescimento nas vendas de 7% a 10% em relação ao ano passado. O diretor afirmou a intenção é fazer com que o consumidor antecipe as compras do Natal e deixou dicas para consumidores e comerciantes aproveitaram bem a data.

Comerciantes

José Carlos reforça que o respeitar o consumidor é fundamental para que o negócio continue merecendo a preferência dos consumidores. Ele ainda afirma que os clientes já conhecem muitos preços, pesquisam antes de comprar e já sabem se o que está sendo oferecido é verdadeiro ou não. 

Consumidores

Quanto aos consumidores, o alerta é para que seja comprado somente o necessário e o que já estava planejado no orçamento. Isso evita que as dívidas se acumulem e previne futuras inadimplências.

 

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