Economia

Supermercados poderão voltar a abrir aos domingos no Espírito Santo

Convenção Coletiva de Trabalho de 2015/2016 entre os comerciários e comerciantes capixabas venceu na segunda-feira e, caso não haja acordo até sábado, passam a valer as regras da CLT

Patrões e empregados podem decidir ainda um acordo para a categoria. Foto: Divulgação

Os supermercados do Espírito Santo poderão voltar a funcionar já no próximo domingo (06). Isso acontecerá caso representantes dos comerciários e comerciantes capixabas não cheguem a um acordo, até o próximo sábado (05), sobre a convenção coletiva estabelecida entre as duas partes.

A Convenção Coletiva de Trabalho de 2015/2016 venceu na última segunda-feira (31). Caso a Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e o Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo (Sindicomerciários-ES) não cheguem a um consenso sobre a nova convenção coletiva da categoria, passam a valer as regras estabelecidas pela CLT.

Isso significa que os donos dos supermercados terão condições jurídicas para colocar em funcionamento seus estabelecimentos aos domingos, o que não era permitido até então, já que a convenção coletiva estabelecia o fechamentos dos supermercados do Espírito Santo nesse dia. Em compensação, as lojas não poderão funcionar nos feriados, também em obediência ao que prevê a CLT.

A exceção ocorre em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, onde a convenção coletiva entre comerciários e comerciantes é diferente da que vale para os outros municípios do Estado. Na cidade, as duas partes chegaram a um acordo e os supermercados seguirão sem abrir nos dias de domingo.

Reajuste

O impasse entre a Fecomércio e o Sindicomerciários se dá por conta das propostas divergentes a respeito do reajuste salarial da categoria. De acordo com o presidente do Sindicomerciários-ES, Jakson Andrade Silva, enquanto os comerciantes oferecem um reajuste de 5%, o sindicato exige um aumento salarial de 9,4%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). 

Na segunda-feira, representantes das duas entidades se reuniram para debater o assunto, mas não chegaram a um acordo. Por causa do impasse, o Sindicomerciários anunciou que a categoria não irá trabalhar durante o feriado do Dia de Finados, na próxima quarta-feira (02). Ainda não há data para uma nova rodada de negociação entre as partes.

Pontos moeda