Em Vila Velha

Exposição "Olhares" mostra talento fotográfico de pessoas com Síndrome de Down

Mostra estará em cartaz no Boulevard Shopping Vila Velha, em Itaparica até o dia 31 de março. Visitação é gratuita

Foto: Exposição "Olhares"

No dia 21 de março foi o Dia Internacional da Síndrome de Down, data marcada pelo alerta da importância da inclusão e respeito aos portadores desta condição genética. 

E, para marcar a data, o Boulevard Shopping Vila Velha, em parceria com a Vitória Down, realiza, até o dia 31 de março, a exposição “Olhares”.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A exposição é o resultado da oficina de fotografia realizada pela Vitória Down, uma organização dedicada à inclusão e ao empoderamento de pessoas com síndrome de Down desde 1998.

Neste projeto, os participantes tiveram a oportunidade de explorar o mundo da fotografia por meio do uso de aparelhos celulares. O foco principal foi capturar retratos e autorretratos em preto e branco, revelando a visão única e pessoal desses talentosos fotógrafos.

As fotografias apresentadas nesta exposição refletem a perspectiva pessoal e o olhar sensível dos participantes. Ao optar pelo preto e branco, os fotógrafos da Vitória Down nos convidam a uma jornada estética, onde as nuances de luz, sombra e textura ganham destaque, criando uma atmosfera poética e introspectiva.

Esta exposição é uma afirmação da inclusão pela arte. Ao permitir que fotógrafos com Síndrome de Down compartilhem suas visões e narrativas através da fotografia, estamos desafiando estereótipos e preconceitos, reafirmando a importância da igualdade de oportunidades. 

Essas imagens nos convidam a enxergar a diversidade como um enriquecimento para a sociedade e a valorizar as contribuições únicas de cada indivíduo.

A visitação para a exposição, que estará no corredor da loja da Nike, é gratuita, durante todo o expediente do Shopping.

DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE DOWN

A data, oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012 celebra a vida de portadores da síndrome e reforça a importância de oportunidades a este público.

O dia 21 foi escolhido para a celebração em referência ao 21º cromossomo que causa a síndrome. Dados do IBGE apontam que há cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil.

EXPOSIÇÃO “OLHARES"

Bernardo Carneiro
Autorretrato
Ana Clara Seide
Anna Luisa Manni
Fabrício
Data: até o dia 31 de março, domingo
Local: Boulevard Shopping Vila Velha, em Itaparica
Visitação gratuita, no horário de funcionamento do Shopping
Classificação livre

EXPOSIÇÃO OLHARES – VITÓRIA DOWN - FOTÓGRAFOS

Alan Coutinho Souza
Alana Demaria Santos
Ana Clara Barros Seidel
Anna Luisa Manni
Arthur Veronez Hombre
Bernardo de Oliveira Carneiro
Daniela Frigeri Campos
Ernesto Becher
Fabrício Fraga Paraguassu de Souza
Henrique Guimarães Oliveira
Juana Brancato de Araújo
Julia do Espírito Santo Bianca
Luan Alejandro Nakamura Palácios
Marina Davila
Raphael Matrorosa Lupinari
Renato Sophia Nunes Dias
Samuel Itabaiana de Carvalho Pires
Tâmara Sá Scaramussa
Victória Souza

CURADORIA

Erika Mariano.
Pontos moeda