Dramaturgia da Palhaça

Domingos Martins terá espetáculo gratuito de palhaçaria no domingo

As cenas trazem, de diferentes formas, os temas da morte, vazio e solidão, sempre permeados com o humor presente na figura da palhaça Gina, interpretada por Patrícia Galleto

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação/Secult

O projeto “Dramaturgia da Palhaça” apresentará no próximo domingo (28), em Domingos Martins, a mostra “É o fim!”, com quatro números de palhaçaria criados a partir de obras clássicas e amplamente conhecidas no teatro – Hamlet (William Shakespeare), Antígona (Sófocles), Esperando Godot (Samuel Beckett) e A Falecida (Nelson Rodrigues). 

A entrada é gratuita e começa às 18 horas. As cenas apresentadas têm, aproximadamente, 10 minutos de duração cada uma e trazem, de diferentes formas, os temas da morte, vazio e solidão, sempre permeados com o humor presente na figura da palhaça Gina. 

Entre as cenas, haverá o compartilhamento do processo de pesquisa e criação, realizado por Fernando Marques (diretor e dramaturgo) e Patricia Galleto (palhaça), seguido de um bate-papo com o público.

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Fernando Marques conta que as obras originais foram tomadas como ponto de partida para a pesquisa sobre a criação dramatúrgica, de uma forma bastante livre.

 Em todos os números, a criação guarda ligação com a obra que o originou, mas de formas distintas e às vezes mais objetivamente, às vezes de maneira mais sutil.

“Em quase todos, lançamos mão de fatores menos centrais, como é o caso da cena do Guarda, em Antígona, em que a Gina se torna uma das guardas de Creonte, numa cena que não faz parte da obra de Sófocles. Já em Hamlet, partimos da cena dos coveiros. De Esperando Godot, ficou a situação de espera por alguém que não chega, mas o que concretamente foi para a cena foi criado a partir da relação prosaica dos personagens com objetos do vestuário, como Estragon e seu sapato”, explica Marques.
Foto: Divulgação/Secult

Além disso, o diretor aponta que cada cena teve abordagens formais ou metodológicas particulares, de modo que há casos em que a fala foi mais explorada, porque era algo que interessava experimentar com a palhaça, e outros em que o foco esteve na fisicalidade e na relação com os objetos.

Segundo Patricia Galleto, atriz sem igual, um dos interesses de ambos nessa pesquisa foi investigar como essas narrativas poderiam ser transpostas para a linguagem clownesca, como se abrirem para o universo tragicômico do palhaço. 

“Foi muito desafiador colocar minha palhaça em contato com temas tão fortes, que são questões relevantes na minha vida. Mas, talvez, justamente por isso, tenha ido por esse caminho. A morte é um fato, é imponderável. E uma palhaça tratando desse assunto é como falar a verdade de uma maneira mais leve – ou diferente da usual –, mostrar beleza onde a gente não vê, oferecer uma licença para a gente rir da gente mesma (quando isso é possível) e da própria existência, das condições de estar vivo. Para minha surpresa, Gina faz isso com muito mais tranquilidade do que eu”, diz a intérprete.

Ficha Técnica:

Direção e dramaturgia – Fernando Marques
Palhaça – Patricia Galleto
Direção de produção – Carla van den Bergen
Confecção das caveiras de Hamlet – BRAB
Parceria – Cena Escola de Dança

Serviço:

É o fim! – Mostra do projeto Dramaturgia da Palhaça
Quando: 28/04 (domingo)
Horário: às 18 horas
Local: Cena Escola de Dança, Rua Karl Gerhard, 27, 2º andar, Praça da Biquinha, Centro, Domingos Martins.
Entrada gratuita
Apresentação para adultos, com classificação livre
Pontos moeda