Moqueca de Palhaço

Festival de palhaçaria acontece em vários pontos do Centro de Vitória. Veja os locais

Entre os dias 28 de abril e 5 de maio, o “Moqueca de Palhaço” reunirá artistas locais e de outros estados

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Thompson Griffo

Arte pra tudo quanto é lado! "Moqueca de Palhaço" foi o nome escolhido para marcar o festival que começa no dia 28 de abril em Vitória reunindo mais de 10 grupos de rua, dos palcos e do circo.

O Centro de Vitória vai ser a "panela de barro" para misturar vários ingredientes de arte, cultura, diversão e crítica social. 

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A programação começa no domingo (28 de abril) e vai até o domingo seguinte (5 de maio), contando com oficinas, rodas de conversa, espetáculos, cortejo de rua e festa.

A iniciativa é do Lacarta Circo Teatro com patrocínio da Lei Rubem Braga através dos editais lançados pela Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, articulam o evento em parceria com espaços culturais e comerciantes locais além da participação de vários grupos, artistas, palhaças e palhaços, desde aqueles que trabalham no teatro de rua até os que participam de circos de lona. 

Foto: Thompson Griffo

Entre os objetivos do festival está propiciar esse encontro entre vários artistas que habitam o território capixaba para fortalecer o intercâmbio cultural e também as reivindicações da categoria.

Segundo Amora Gasparini, uma das organizadoras, a Moqueca de Palhaço busca contribuir tanto para a formação de público, atraindo a população para assistir espetáculos e se aproximar da linguagem da palhaçaria, como para a formação dos próprios palhaços, sejam eles iniciantes ou experientes, já que não basta colocar um nariz vermelho, a construção do palhaço de cada um é um processo longo e complexo.

A abertura no domingo será com uma mostra de filmes temáticos produzido em território capixaba, performance e roda de conversa com o Mestre Renato Santos, do Quintal Bantu e um show musical com a banda de rock, Big River. 

As oficinas que acontecem nos dias seguintes terão como temas: Comicidade Preta – O Riso como Fabulação Insurgente; E o Palhaço o que É?; A Palhaçaria no Ambiente Hospitalar; e Comicidade Física – Quedas e Cascatas. Além das oficinas, ao decorrer da semana também terá rodas de conversa temáticas e espetáculos em espaços parceiros e ocupando os espaços públicos.

Foto: Thompson Griffo

Além disso, acontecem também dentro da programação o Cabaret Gala7, um cabaré de gala para todas as idades. 

O próprio uso da palavra cabaré, que por vezes é entendida de forma pejorativa, é vista como um nome a ser desmistificado, já que em essência significa um variété, espetáculo com diversos números curtos. 

Os espetáculos ‘Cabeça de Nego, ‘WWW para Freedom e ‘Canta, Canta Minha Gente’, dos mestres convidados João Carlos Artigos – RJ, Ésio Magalhães – SP e Rodrigo Robleño – MG respectivamente. No domingo (5) já acontece a Festa ‘LAR - Latino América Resiste!’, que contará com músicos do Brasil, Chile, Argentina e Venezuela.

Amora considera que o momento político da cidade de Vitória torna ainda mais relevante a ação dos palhaços, vistos para além do entretenimento como personagens de transgressão, já que historicamente e em sua essência trazem o espírito da crítica social, usando elementos como ironia, fantasia e sátira.

"O palhaço é a voz do povo dentro da política e das discussões sociais. É diferente quando se chama a atenção das pessoas de forma mais leve, tirando sarro, falando do que está acontecendo na nossa sociedade. Há uma distância muito curta entre palhaço e público, conseguem falar sobre coisas muito íntimas, profundas, que as pessoas não conseguiriam conversar com ninguém".

Carlitos Cachoeira, que integra o Lacarta, considera que é importante formar uma rede de palhaços e artistas circenses para que se possa desde discutir a dramaturgia e a participação feminina até pensar as questões de trabalho. Palhaço, artista circense e músico, destaca a importância da retomada, reestruturação e ocupação dos espaços públicos tendo em vista a falta de equipamentos do Estado para ocupação artístico cultural. 

“O setor artístico cultural foi o mais afetado durante esses anos em que teatros consagrados se encontram fechados, precarizados ou subutilizados, no entanto, agradecemos a possibilidade de realizar esse evento tanto no espaço público, quanto em espaços parceiros independentes, importante reiterar que, graças a luta da classe artística, foram conquistados grandes avanços em se tratando de políticas públicas culturais para reparar esse setor tão afetado”.

É justamente retomar as ruas e incentivar os artistas a ocupá-las um dos sentidos de existência do Lacarta e da Moqueca de Palhaço. 

"É possível trabalhar na rua e viver de chapéu, é digno. Mas as políticas públicas também são importantes para fomentar as atividades culturais que vão muito além de editais".

FESTIVAL “MOQUECA DE PALHAÇO”

Foto: Thompson Griffo
Data: 28 de abril a 5 de maio de 2024
Local: Vários pontos no Centro de Vitória/

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DOMINGO (28 DE ABRIL)

17h - Abertura – Cine Clown: Filmes Capixabas - Casa de Bamba: Rua Gama Rosa, 143 (gratuito)

18h - Performance e Roda de Conversa – A Cultura Bantu no ES com Renato Santos – Casa de Bamba: Rua Gama Rosa, 143 (gratuito)

19h - Show – Banda Big River – Casa de Bamba: Rua Gama Rosa, 143 (gratuito)

SEGUNDA-FEIRA (29 DE ABRIL)

10h: Oficina – Comicidade Preta com João Carlos Artigos – RJ (gratuito)

TERÇA-FEIRA (30 DE ABRIL)

10h - Oficina: E o Palhaço o que é? Com Ésio Magalhães – SP (gratuito)

20h - Espetáculo: Cabeça de Nego – RJ (gratuito)

QUARTA-FEIRA (1ª DE MAIO)

16h - Cortejo Capixaba – Cúria Metropolitana de Vitória (gratuito)

20h - Roda de Conversa – FACA & Muda – Outras Economias (gratuito)

QUINTA-FEIRA (2 DE MAIO)

10h  Oficina: Comicidade Física – Quedas e Cascatas com Carlitos Cachoeira (gratuito)

20h - Espetáculo: WWW Para Freedom – SP (gratuito)

SEXTA-FEIRA (3 DE MAIO)

18h - Roda de Conversa: A Palhaçaria no Brasil e no Mundo (gratuito)

20h - Espetáculo – Cabaré Gala 7 (gratuito)

SÁBADO (4 DE MAIO)

19h - Espetáculo – Canta, Canta Minha Gente – MG (gratuito)

21h - Espetáculo – Os Dias de Chabeli – ES (gratuito)

DOMINGO (5 DE MAIO)

16h - Festa de Encerramento: L.A.R. - Latino América Resiste! (gratuito)

LOCAIS

Foto: Thompson Griffo

Abertura: Casa de Bamba - Rua Gama Rosa, 143, Centro, Vitória.

Cortejo Capixaba: Cúria Metropolitana de Vitória, S/N, Centro, Vitória.

Oficinas: Má Companhia – Rua Professor Baltazar, 152, Centro, Vitória.

Rodas de Conversa: Lacarta Circo Teatro – Rua Uruguay, 147, Centro, Vitória.

Canta, Canta Minha Gente: Parque Moscoso – Av. Cleto Nunes, Centro, Vitória.

Cabeça de Nego - RJ: Palácio da Cultura Sônia Cabral, Rua São Gonçalo, S/N, Centro, Vitória.

Gala 7: Rua Sete de Setembro, S/N, Centro, Vitória.

WWW Para Freedom – SP: Sesc Glória, Av Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória.

LAR – Latino América Resiste!: TAC - Rua Gama Rosa, 143, Centro, Vitória.


Pontos moeda